Um diretor de uma escola pública em Quixeramobim, a cerca de 215 km de Fortaleza, no Ceará, foi preso na última quarta-feira (2) depois de ser flagrado furtando produtos da merenda escolar, após uma denúncia anônima. Entre os produtos furtados estão vários quilos de carne, leite, pão, macarrão, dentre outros produtos.
O homem, de 44 anos, que não pode ser identificado devido a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), foi filmado pelo circuito interno de segurança da Escola de Tempo Integral Assis Bezerra, carregando alguns sacos com os produtos furtados.
De acordo com a Polícia Civil, o homem foi preso e não resistiu à prisão, sendo levado à unidade policial para prestar depoimento. Ainda segundo o delegado Rodrigo Silva, da cidade de Quixadá, vizinha ao município de Quixeramobim, o diretor transportava os produtos em seu próprio veículo e, há quatro meses, vinha sendo investigado.
“Nós nos deslocamos até o local para ver se ele saía com alguma coisa. Percebemos que ele vinha com um saco nas mãos, e que ele colocou no porta-malas do carro particular dele. Então, a gente decidiu acompanhá-lo, porque não tínhamos certeza se era merenda escolar ainda, para ver até onde ele ia levar o saco”, explicou Silva.
Rodrigo Silva disse ainda que, em agosto, o diretor também foi filmado furtando produtos alimentícios da Escola, juntamente com outro homem que também não foi divulgada a identidade. Além disso, o delegado informou que ele é diretor da escola há nove anos.
“Nós fizemos alguns levantamentos preliminares, fomos atrás de imagens para verificar as informações repassadas pelo denunciante, e realmente as imagens comprovavam que ele estava levando algumas coisas dentro de sacos. Sempre aos fins de semana ou feriados”, afirma o delegado em entrevista coletiva.
“A gente conseguiu flagrá-lo com peças de carne, pacotes de arroz, macarrão. O principal era carne de gado, moída, e de frango. Peças caras no mercado, de alta qualidade”, completou Silva, que afirmou ainda que tentaram prendê-lo em outras ocasiões, mas não conseguiram e, desta vez, foram avisados pelo denunciante.
Leia também: 70% dos supermercados de seis estados já apresentam desabastecimento devido aos bloqueios
A Secretaria de Educação do município disse que Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) acompanha a ocorrência e adotará as providências necessárias para o caso, incluindo o afastamento do diretor.