Dia da Favela: Cufa realiza várias atividades no Rio de Janeiro

beautiful-view-of-a-small-town-in-the-mountains-during-sunset-in-brazil.jpg

Celebrado sempre 4 de novembro, o Dia da Favela é uma data de reflexão que celebra a potência, resiliência, representatividade, capacidade empreendedora e força cultural. O dia é escolhido porque o termo favela apareceu na primeira vez em um documento oficial foi em 4 de novembro de 1900 se referindo aos moradores de onde é hoje o Morro da Providência no Centro do Rio de Janeiro.

Foto: Freepik

Segundo um levantamento do Data Favela, em parceria com o Instituto Locomotiva e e a Central Única das Favelas (Cufa), atualmente o Brasil conta com  13.151 favelas, o dobro do registrado no ano de 2012, quando foi realizado o primeiro levantamento deste modelo. O levantamento revela ainda que são mais de 5 milhões de domicílios e 17,7 milhões de pessoas que residem em áreas chamadas de “favelas”.

Este ano, para celebrar o Dia da Favela, a Cufa realiza uma grande atividade cultural em sua sede, no Viaduto de Madureira, e vai apoiar uma série de outras, em diversas favelas do Estado, junto com outras instituições. A agenda contará com festividades, debates, palestras, atividades esportivas e educacionais.

“É um dia que marca em que nos organizamos para mostrar a potência que o nosso território e a nossa gente possuem! Vamos encabeçar varias ações culturais, esportivas e voltadas para empreendedorismo em várias favelas de todo o nosso estado”, celebra Elaine Caccavo, diretora de produção da CUFA.

Leia também: Cufa e Fundação Dom Cabral lançam a primeira Escola de Negócios da Favela

Para Celso Athayde, fundador da Cufa, as favelas são espaços de potências e de sobrevivências. Locais que os moradores são protagonistas de todo o processo de produção. “O Dia da Favela não é uma data para se comemorar a existência dela. Mas para refletirmos sobre tudo o que se passa nesse território. E sim, celebrarmos a resiliência que os seus moradores têm para enfrentar os problemas impostos no dia a dia. E a força e a potência que essa gente demonstra, mesmo com todas as dificuldades”, ressalta o idealizador do Dia da Favela.

No Viaduto de Madureira, a partir da 11h, terá uma grande apresentação das oficinas da instituição, como capoeira, percussão, dança e corte e costura. Além de um pula pula para a criançada se divertir. Para mais informações, acesse o perfil do Instagram da Cufa Rio.

Igor Rocha

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação, produtor de conteúdo e social media.

0 Replies to “Dia da Favela: Cufa realiza várias atividades no Rio de Janeiro”

Deixe uma resposta

scroll to top