O Notícia Preta separou os destaques da semana, com alguns dos shows, exposições e peças teatrais que se destacaram na semana. A coletânea é realizada pela equipe de reportagem do NP mediante as pautas recebidas.
Teatro
5º Festival Brasileiro de Teatro de Terreiro para celebrar o teatro popular, em Brasília: O Festival acontece dos dias 07 a 14 de setembro na sede do Fuá de Seu Estrelo, no Centro Tradicional de Invenção Cultural na 813 sul.
Dança
“Miúda”: espetáculo de dança que retrata sabedorias encantadas realiza apresentação no Teatro Firjan SESI, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro: A peça de dança parte das múltiplas sabedorias encarnadas em manifestações da diáspora africana, na simbologia e os arquétipos das entidades afro-indígenas e seus desdobramentos em danças da contemporaneidade: esse é o pano de fundo para a criação do espetáculo de dança Miúda, que realiza apresentação no Teatro Firjan SESI, em Jacarepaguá, com apresentação gratuita no próximo dia 13 de setembro.

Eventos
Lançamento do livro, “Trajetória histórica do profissional Técnico Industrial”, no Rio: Escrito por Antonio Ricardo de Souza, será lançada no dia 11 de setembro às 15h, no Senai Tijuca, com realização da Rosa Amarela Produção, em parceria com o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio de Janeiro (CRT-RJ) e o Instituto Arlindo Cruz.
Afrocidade e ‘Pagode da Morango’ agitam fim de semana de atrações no Rio Vermelho, Salvador: A programação oficial do mês de setembro do BOMBAR volta à ferver com pagodão raiz, samba no pé, funk e bailão, unindo ritmos e atrações musicais inéditas, a partir das 21h. A programação especial acontece neste sábado e domingo (6 e 7 de setembro), a partir das 21h.
Exposição “OBIRIN OMI – Mulheres Água”, de Raquel Rocha, no Rio de Janeiro: Fazendo um levantamento histórico de grandes mães de santo brasileiras, o Orum Aiyê Quilombo Cultural apresenta a exposição “OBIRIN OMI – Água”, da artista visual goianiense Raquel Rocha. Com curadoria de Mariana Maia e produção artística de Rona Neves, a mostra reverencia essas figuras tão importantes para a cultura afro-brasileira. Na Galeria Pretos Novos de Arte Contemporânea, na Gamboa, a exposição terá pré-abertura no dia 11 de setembro, às 17h, e a abertura oficial será no dia 12, às 17h, com samba dos Velhos Malandros. Com realização da Galeria Pretos Novos e Instituto Pretos Novos, a exposição segue em cartaz até 11 de outubro. A entrada é gratuita.
Viradão Cultural da Rocinha celebra diversidade, identidade e justiça social, no Rio: Depois do sucesso de público e repercussão da primeira edição, em 2024, o Viradão Cultural da Rocinha chega à sua 2ª edição, consolidado como um dos principais movimentos culturais de favela no Rio de Janeiro. O evento acontecerá nos dias 13 e 14 de setembro de 2025 (sábado e domingo), das 10h às 21h, na Biblioteca Parque da Rocinha (C4), único equipamento cultural público da maior favela do Brasil. A entrada é gratuita.
Leia mais notícias por aqui: Ícone da identidade Paraibana: queijo de cabra é eleito como patrimônio imaterial e cultural do Estado