Destaques da Semana NP: confira os shows, exposições e peças de teatro da semana

WhatsApp-Image-2025-09-05-at-11.09.01.jpeg

Notícia Preta separou os destaques da semana, com alguns dos shows, exposições e peças teatrais que se destacaram na semana. A coletânea é realizada pela equipe de reportagem do NP mediante as pautas recebidas.

Teatro

5º Festival Brasileiro de Teatro de Terreiro para celebrar o teatro popular, em Brasília: O Festival acontece dos dias 07 a 14 de setembro na sede do Fuá de Seu Estrelo, no Centro Tradicional de Invenção Cultural na 813 sul.

Dança

“Miúda”: espetáculo de dança que retrata sabedorias encantadas realiza apresentação no Teatro Firjan SESI, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro: A peça de dança parte das múltiplas sabedorias encarnadas em manifestações da diáspora africana, na simbologia e os arquétipos das entidades afro-indígenas e seus desdobramentos em danças da contemporaneidade: esse é o pano de fundo para a criação do espetáculo de dança Miúda, que realiza apresentação no Teatro Firjan SESI, em Jacarepaguá, com apresentação gratuita no próximo dia 13 de setembro.

Foto: Sissy Eiko.

Eventos

Lançamento do livro, “Trajetória histórica do profissional Técnico Industrial”, no Rio: Escrito por Antonio Ricardo de Souza, será lançada no dia 11 de setembro às 15h, no Senai Tijuca, com realização da Rosa Amarela Produção, em parceria com o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio de Janeiro (CRT-RJ) e o Instituto Arlindo Cruz.

Afrocidade e ‘Pagode da Morango’ agitam fim de semana de atrações no Rio Vermelho, Salvador: A programação oficial do mês de setembro do BOMBAR volta à ferver com pagodão raiz, samba no pé, funk e bailão, unindo ritmos e atrações musicais inéditas, a partir das 21h. A programação especial acontece neste sábado e domingo (6 e 7 de setembro), a partir das 21h. 

Exposição “OBIRIN OMI – Mulheres Água”, de Raquel Rocha, no Rio de Janeiro: Fazendo um levantamento histórico de grandes mães de santo brasileiras, o Orum Aiyê Quilombo Cultural apresenta a exposição “OBIRIN OMI – Água”, da artista visual goianiense Raquel Rocha. Com curadoria de Mariana Maia e produção artística de Rona Neves, a mostra reverencia essas figuras tão importantes para a cultura afro-brasileira. Na Galeria Pretos Novos de Arte Contemporânea, na Gamboa, a exposição terá pré-abertura no dia 11 de setembro, às 17h, e a abertura oficial será no dia 12, às 17h, com samba dos Velhos Malandros. Com realização da Galeria Pretos Novos e Instituto Pretos Novos, a exposição segue em cartaz até 11 de outubro. A entrada é gratuita. 

Viradão Cultural da Rocinha celebra diversidade, identidade e justiça social, no Rio: Depois do sucesso de público e repercussão da primeira edição, em 2024, o Viradão Cultural da Rocinha chega à sua 2ª edição, consolidado como um dos principais movimentos culturais de favela no Rio de Janeiro. O evento acontecerá nos dias 13 e 14 de setembro de 2025 (sábado e domingo), das 10h às 21h, na Biblioteca Parque da Rocinha (C4), único equipamento cultural público da maior favela do Brasil. A entrada é gratuita.

Leia mais notícias por aqui: Ícone da identidade Paraibana: queijo de cabra é eleito como patrimônio imaterial e cultural do Estado

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top