O Notícia Preta separou os destaques da semana, com alguns dos shows, exposições e peças teatrais que se destacaram na semana. A coletânea é realizada pela equipe de reportagem do NP mediante as pautas recebidas.
Exposições
ANIMAGE 2025 exibe produções de Cabo Verde, Angola e Moçambique
O ANIMAGE – Festival Internacional de Animação de Pernambuco celebra 15 anos em 2025, consolidado como a principal vitrine da animação brasileira e uma das mais relevantes do mundo. De 7 a 12 de outubro, a programação apresenta 134 filmes de 51 países.
Centro Cultural de São Paulo apresenta a exposição “Monográfica” de Alexandre Ignácio Alves:
SÃO PAULO – O artista visual paulistano Alexandre Ignácio Alves abre a exposição individual “Monográfica” no dia 27 de setembro de 2025 (sábado), a partir das 15h, na Sala Tarsila do Amaral do Centro Cultural de São Paulo (CCSP), no bairro do Paraíso.

Espetáculo
“Formas de Hackear Minha Morte” estreia no Centro Cultural da Diversidade em São Paulo (SP) com entrada gratuita: O espetáculo “Formas de Hackear Minha Morte”, de Marcelo Ferreira, estreia no Centro Cultural da Diversidade nos dias 03 de outubro, às 20h, e 04 de outubro, às 19h, com entrada gratuita.
Transforma Pride 2025 celebra diversidade com line-up 70% composto por artistas LGBTs pretos no Recife:
O Transforma Pride, reconhecido como a maior feira LGBTQIA+ do Nordeste, se prepara para fazer história em 2025 e consolidar-se como o maior evento do gênero em todo o Brasil. Nos dias 27 e 28 de setembro, o Cais do Sertão, no coração do Recife Antigo, se transformarão em um hub criativo, cultural e turístico que promete atrair milhares de visitantes, empreendedores, artistas e jornalistas de todas as regiões do país.
8ª edição do Festival Gamboa de Portos Abertos no Rio: A abertura acontece no domingo (5) com a tradicional Lavagem do Coreto da Praça da Harmonia, a partir das 16h, seguida por cortejo com o Afoxé Filhos de Gandhi, às 17h. Nos dias 10 e 11 de outubro, a Praça da Harmonia recebe as apresentações de Nilze Carvalho, Terreiro de Crioulo, Roda de Samba da Cabaça, Resenha Black Bom, Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades e Angélica de Paula, todas com intérprete de Libras. Ainda no sábado (11) teremos o “Escrevivência: diversos modos de expressão”, evento que conta com a atividade “encontro de autorias”, com grandes nomes da literatura, como Conceição Evaristo, Ana Maria Gonçalves, Eliana Alves Cruz e Itamar Vieira Junior, programação realizada pelo Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), instituição parceira do festival.
Leia mais notícias por aqui: Ex-miss é acusada de explorar trabalhadores em condições análogas à escravidão