O Notícia Preta separou os destaques da semana, com alguns dos shows e peças teatrais que se destacaram na semana. A coletânea é realizada pela equipe de reportagem do NP mediante as pautas recebidas.
Teatro
“Ninguém Me Ensinou a Morrer” estreia no Teatro Firjan Sesi Jacarepaguá, Rio de Janeiro: Com o objetivo de provocar uma profunda reflexão sobre as violações dos direitos humanos e das injustiças enfrentadas por crianças e adolescentes nas periferias urbanas, a peça “Ninguém me Ensinou a Morrer” chega o Teatro Firjan Sesi Jacarepaguá em curta temporada, com exibições no último final de semana de julho e o primeiro final de semana de agosto. Datas: 26 e 27 de julho | 02 e 03 de agosto. Horários: Sábados às 19h | Domingos às 17h.
Companhia de Dança estreia espetáculo de danças urbanas “Vitrines” no Teatro Paulo Eiró, São Paulo: Nos dias 11, 12 e 13 de julho de 2025, sexta-feira e sábado, às 21h, domingo às 19h, com entrada gratuita, a SETES – Companhia de Dança (@setes.cia) estreia o espetáculo “Vitrines” no Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo (SP).
Adnã Ionara apresenta espetáculo Cacunda no Sesc 24 de Maio, São Paulo: O Sesc 24 de Maio recebe, nos dias 24, 25 e 26 de julho, às 19h, o espetáculo Cacunda, com Adnã Ionara. A artista apresenta uma dança que mobiliza o tempo e suas curvas, evocando o peso da existência em sua complexidade simbólica. Após a primeira sessão, no dia 24 de julho (quarta-feira), o público poderá participar de um bate-papo sobre a peça e seu processo criativo.
Eu e Ela: visita a Carolina Maria de Jesus, com Dirce Thomaz, faz duas apresentações na Galeria Olido: A Invasores Companhia Experimental de Teatro Negro celebra 25 anos de trajetória com a circulação gratuita do espetáculo ”Eu e Ela: visita a Carolina Maria de Jesus”, idealizado, escrito e interpretado por Dirce Thomaz, diretora artística do grupo. A peça ocupa o palco da Sala Paissandu, na Galeria Olido, nos dias 15 e 16 de julho, às 19h, com ingressos distribuídos uma hora antes do início.

Eventos
Festival AfroTu tem sua primeira edição em julho: O Coletivo AfroTu realizará nos dias 19 (sábado) e 20 de julho (domingo) a primeira edição do Festival AfroTu – “Cultura, Resistência e Criatividade Negra em Movimento”- em celebração ao aniversário de 6 anos. Conhecido pelas ações empreendedoras em economia criativa, o coletivo de mulheres inova trazendo à Santos a 1o edição do Festival AfroTu, cuja programação contará com rodas de conversa, vivências, exposições, shows, apresentações culturais, moda, gastronomia, oficinas de saberes ancestrais, espaço da beleza negra e espaço para crianças. Além,
é claro, daquela reunião criativa de responsa com marcas autorais e produtos artesanais que você só encontra na Feira AfroTu. Tudo isso vai acontecer na Casa da Frontaria Azulejada, no Centro Histórico de Santos, com entrada gratuita.
YÁ’SFestival de Arte de Mulheres Negras celebra 5ª edição em Salvador com 20 Atrações Artísticas e 14 Atividades Formativas: Entre 18 e 26 de julho, Salvador será palco de um dos principais eventos da Bahia que celebram o protagonismo feminino e negro nas artes.
Leia mais notícias por aqui: Operações ambientais desmontam garimpos ilegais e revelam contaminação por mercúrio em floresta nacional no Pará