O Notícia Preta separou os destaques da semana, com alguns dos shows, exposições e peças teatrais que se destacaram na semana. A coletânea é realizada pela equipe de reportagem do NP mediante as pautas recebidas.
Lançamentos musicais
Com Pedro Luís e Pedro Morais, a mineira Elisa de Sena lança segundo álbum: “Canto mais forte e abro o meu peito negro, nessa Angola deixada nas Minas Gerais. É viola, é batuque, é folia, é reisado e o povo desse Brasil tem mil Áfricas mais”, canta Elisa de Sena em “Cafuzo”, música que abre o seu segundo disco solo “ORGÂNICA”. A escolha é muito feliz, porque mostra logo de cara a que veio o novo álbum, focado na ancestralidade, na música mineira e em ritmos de origem negra e indígena como o forró, o samba e o maracatu.
Filmes
Projeto leva cinema negro e educação antirracista a escolas públicas de Sergipe:O projeto EGBÉ — Cinema Negro nas Escolas está promovendo uma série de ações em Sergipe com o objetivo de aproximar o audiovisual das salas de aula e incentivar o debate sobre identidade, representatividade e direitos culturais. A iniciativa prevê oito exibições gratuitas em escolas públicas e espaços culturais, seguidas de debates mediados por educadores e realizadores locais.

Livro
Físico e Diplomata Ernesto Mané lança livro sobre ancestralidade na Guiné-Bissau e identidade birracial na Livraria do Gláuber: Neste Novembro Negro, Salvador recebe o físico, diplomata e escritor Ernesto Mané, que fará um bate-papo e sessão de autógrafos do seu livro Antes do início. O evento acontece no sábado, 15 de novembro, às 18h, na Livraria do Gláuber , e contará com a participação da escritora finalista do Prêmio Jabuti, Calila das Mercês.
Livro Negras Mulheres Gaúchas, Gaúchas Mulheres Negras é tema de evento do Museu do Internacional no mês da consciência negra: Em novembro, o Museu do Inter promove o evento Trajetórias, uma série de quatro encontros especiais com mulheres negras que integram a obra Negras Mulheres Gaúchas, Gaúchas Mulheres Negras. O evento tem como objetivo valorizar histórias de vida, fortalecer o protagonismo feminino negro no Rio Grande do Sul e inspirar novas gerações por meio de relatos autênticos de superação, liderança e legado. Os encontros serão às terças-feiras (4, 11, 18 e 25), das 15h às 17h. A entrada é gratuita para sócios, não-sócios têm o custo de R$ 10.
Leia mais notícias por aqui: Países apoiam Fundo de Floresta, mas somente 4 anunciam investimentos em Belém









