O Notícia Preta separou os destaques da semana, com alguns dos livros e filmes. A coletânea é realizada pela equipe de reportagem do NP mediante as pautas recebidas.
Livros
Pequeno Herói Preto promete encantar leitores, principalmente os pequenos: dia 05 de julho teremos o lançamento do livro infantil “O Pequeno Herói Preto”, na livraria da Travessa, em Botafogo, no Rio, às 16h. O livro mantém a proposta original de letramento racial da peça e aposta no humor, nas cores e na oralidade para engajar os pequenos leitores.
Dra Letícia Alminhana lança livro “Contando Pra Mim” sobre espiritualidade e saúde mental em salvador, no sábado (6): A psicóloga e pesquisadora Dra. Letícia Oliveira Alminhana fará no domingo, 6 de julho, às 15h, na Livraria LDM do Shopping Paseo (Itaigara, Salvador), uma sessão de autógrafos do livro Contando Pra Mim, publicado pela Caravana Grupo Editorial. Com entrada gratuita, o evento contará com um bate-papo especial sobre espiritualidade e psicologia ao lado da também psicóloga Ana Martha Lima. A obra estará disponível para venda no local.
Thiago Phz lança romance afrofuturista “Odisseia Temporal”: Misturando ficção científica, crítica social e cultura afro-brasileira, “Odisseia Temporal” narra a jornada de personagens negros em meio a regimes opressores, segredos históricos e viagens no tempo. É uma narrativa que confronta a ideia de progresso linear e desafia o apagamento histórico por meio da potência da memória e da imaginação. A obra dialoga diretamente com nomes como Octavia Butler, Ale Santos e a estética do cinema afrofuturista.
Filmes:
‘Nação Ubuntu’, de Paulo Henrique Fontenelle, mostra trabalho humanitário em campo de refugiados no Malaui: Impressionada com o trabalho social realizado pela ONG brasileira Fraternidade Sem Fronteiras, que conheceu de perto em sua primeira visita a Moçambique em 2015 e depois ao Malaui, em 2019, a produtora Iafa Britz, da Migdal Filmes, convidou o diretor e amigo Paulo Henrique Fontenelle para conhecer a iniciativa. Ele não só aceitou o convite como viu a oportunidade para um documentário. Em março de 2020, Iafa, Paulo, o diretor de fotografia Julio Cesar Siqueira e Andrei Moreira, diretor voluntário da ONG, passaram dez dias no campo Dzaleka e ficaram impactados com o projeto para educação desenvolvido por quatro refugiados que viviam neste campo – Maick, Prince, Feli e Frank – e a brasileira Clarissa Paz, que deixou o Brasil para se dedicar à missão humanitária no Malaui. O projeto batizado de “Nação Ubuntu”, foi viabilizado pela ONG, fundada pelo ativista social Wagner Moura.
‘Melanina Acentuada Festival’ apresenta roteiro de espetáculos e a presença de Leda Maria Martins e Sued Nunes, como destaques da sétima edição: Da Federação à Vitória, passando pelos bairros da Pituba e Rio Vermelho; todos os caminhos levam ao ano VII do ‘Melanina Acentuada Festival’. Entre os dias 9 e 14 de julho, baianos e turistas poderão apreciar espetáculos teatrais da dramaturgia negra, com música, literatura e intercâmbio de ideias no Goethe-Institut, Teatro Jorge Amado, Cineteatro 2 de Julho e o Teatro Cambará da Casa Rosa.
Espetáculo “Favela” celebra 13 anos de sucesso com apresentação no Centro do Rio: Com elenco de peso, formado pela maioria de artista da primeira temporada, a peça terá 4 apresentações com banda ao vivo de 03 a 06 de julho, no teatro João Caetano e estreia com participação de Xande de Pilares.
Em julho Cineclube GeraSol celebra os 80 anos do diretor Hermano Penna e exibe “Sargento Getúlio”: No próximo dia 05 de julho (sábado), a Sala de Cinema Walter da Silveira, em Salvador, será palco de mais uma tarde cinematográfica especial com o Cineclube GeraSol, que neste mês aposta em uma programação que une a potência da infância e a força da memória política e cultural do Brasil. Com entrada gratuita, o evento traz duas sessões distintas e complementares: uma voltada para o público infantil, cheia de sensibilidade e descobertas, e outra que presta homenagem ao diretor Hermano Penna em seus 80 anos e exibe um clássico do cinema nacional, o filme “Sargento Getúlio”, dirigido por ele.
Leia mais: Manifestantes ocupam prédio mais caro do Brasil pedindo taxação de super-ricos