Espetáculo “A saga de Dandara e Bizum a caminho de Wakanda” terá apresentações no Municipal 

A saga de Zumbi e Dandara a Wankanda

“A saga de Dandara e Bizum a caminho de Wakanda”, terá duas apresentações abertas no dia 12 de outubro, no Teatro Municipal, às 15h e 17h30, sob a direção e texto de André Lemos e idealizado pela empresa artística ‘Confraria do Impossível’. O espetáculo que tem referência à vida do aguerrido casal de líderes quilombolas, Zumbi e Dandara dos Palmares, será encenado através da próxima temporada de apresentações do espetáculo infantojuvenil.

Foto: Natália Perdomo

Segundo o diretor, o objetivo central é fazer com que as crianças e jovens negros se sintam representadas. “Que eles se enxerguem através desses personagens que transitam entre o ancestral e o futurista, sobretudo, no lugar de protagonismo. Além disso, pretendemos desmistificar várias figuras de religiões de matriz africana, abrir debate sobre racismo, entre outros temas. É um prazer dirigir esta peça que é para toda família”, ressaltou André, primeiro artista negro a ganhar o prêmio Shell de Teatro na categoria ‘Direção’, em 2019.

Ao contar a trajetória de duas crianças negras periféricas no estado do Rio de Janeiro durante o ano de 2080, mas precisamente num quilombo chamado Palmares, o espetáculo, de forma lúdica, rítmica e educativa, e que conta ainda com poesias da escritora Conceição Evaristo, evidencia a importância da valorização da ancestralidade, da reverência aos antepassados, do pertencimento e do combate às discriminações raciais já na infância.

Com a interpretação dos atores Reinaldo Junior, Juliane Cruz, Wayne Marinho, Tati Vilella e Tarso Gentil, racismo estrutural, intolerância religiosa, colonização cultural e representatividade são alguns dos assuntos debatidos no palco. “Em cena, dialogamos com a história dos que vieram antes – nos dias atuais – com uma narrativa que apresenta um futuro diferente do que nos foi apresentado nos primeiros anos da nossa existência”, contou Reinaldo.

Foto: Natália Perdomo

Em meio aos percalços vividos no quilombo, Dandara e Bizum decidem viajar em direção à Wakanda, país africano fictício do filme “Pantera Negra”, de 2017, obra também homenageada no projeto. Além de elucidar as mazelas enfrentadas pela população negra, a peça rompe a imagem estereotipada, marginalizada e subalternizada de alguns personagens e locais predominantemente habitados por negros.

Leia também: Álbum com músicas inéditas de Elza Soares tem edição adiada para 2023

Na contagem regressiva para, o ator Reinaldo Junior tem boas expectativas para as quatro apresentações da peça. “Que tenhamos uma plateia lotada, principalmente, de crianças negras, diante da importância que tem a representatividade na infância, seja através de Dandara, Bizum e outros personagens. Que desmistifiquemos as caricaturas sobre as nossas narrativas, culturas, religiões e estéticas, elevando o nosso imaginário para um lugar de autoestima e poder”, pontuou.

Serviço: 

  • “A saga de Dandara e Bizum a caminho de Wakanda”
  • Teatro Municipal de Niterói
  • Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro, Niterói – RJ,
  • DATAS: 12/10 – 2 apresentações, às 15h e às 17h30
  • Classificação: Livre

0 Replies to “Espetáculo “A saga de Dandara e Bizum a caminho de Wakanda” terá apresentações no Municipal ”

Deixe uma resposta

scroll to top