Mijaín López, que representa a Cuba na luta greco-romana nas Olimpíadas de Paris, ganhou sua quinta medalha de ouro na terça-feira (06), na categoria 130kg. Com o feito, ele se tornou o primeiro atleta da história a ter cinco medalhas de ouro consecutivas na mesma prova individual, nos Jogos Olímpicos.
Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.
O atleta de 41 anos venceu o cubano naturalizado chileno Yasmani Acosta, por 6 a 0, e segue invicto desde Pequim 2008, já que também conseguiu o ouro em Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020. “Estou feliz. Foi uma conquista importante na minha vida, na minha carreira”, disse ele após a final, ao Comitê Olímpico Cubano.
O lutador cubano, que também tem cinco títulos mundiais, foi até o centro da quadra, tirou os calçados e colocou perto do rosto, gesto que indica que essa foi a última luta de sua carreira de mais de 20 anos. Ele estreou nos Jogos Olímpicos em Atenas 2004, quando ficou em quinto lugar.
Para comemorar, ele que também é conhecido por “Colosso de Herradura” também ressaltou que a medalha é um conquista coletiva.
“Também foi uma conquista de toda a minha equipe técnica, minha mãe, meu pai, minha família em geral, que tem me ajudado em cada uma das minhas tarefas no esporte. E que comemoração melhor do que ter conquistado esta medalha de ouro“, explicou.
Até então Cuba tem 3 medalhas em Paris, sendo essa de ouro de Mijaín e duas de bronze.
Leia também: Medalhas olímpicas não são taxadas, mas Receita Federal diz que premiações em dinheiro sim; Entenda