Copa Quilombola de futebol: A competição terá a primeira edição em novembro

00f25df9-6fe9-42f6-a4a9-853f941ea226.jpeg

O Brasil dará inicio á primeira copa nacional quilombola de futebol, a competição tem inicio em novembro, e busca valorizar a cultura, o lazer e as tradições das comunidades quilombola por meio do esporte. O Ministério do Esporte já disponibilizará um aporte de R$500 mil para a aquisição de uniformes, equipamentos esportivos e parte da organização.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui mais de 1,3 milhão de pessoas que fazem parte da população quilombola. O país abriga 7.666 comunidades, distribuídas em 8.441 localidades de 25 unidades federativas. Para celebrar a cultura, e as tradições dessas comunidades, utilizando o esporte como ferramenta de integração e empoderamento.

Objetivo da competição  é promover a visibilidade das comunidades quilombolas no Brasil, destacando o papel do esporte como catalisador de mudanças sociais. O torneio, que está em fase de seletivas estaduais, conta com equipes femininas e masculinas de 17 estados, totalizando aproximadamente 800 atletas.

O Governo realizará a primeira copa nacional Quilombola – Foto: divulgação/Ministério da Igualdade Racial. 

Segundo o calendário do campeonato, até o fim de outubro serão definidos os representantes estaduais. Em novembro, acontecem as triangulares da fase nacional, com estreia marcada para o dia 8 de novembro, no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia (GO). Em dezembro, ocorrerão as disputas de grupos, semifinais e finais.

Taça dos Povos Indígenas

Vale lembrar que além da Copa Nacional Quilombola. O Ministério do esporte também vai promover a Taça dos Povos Indígenas Centro-Oeste, realizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Este é o primeiro campeonato de futebol indígena realizado no Brasil e contará com a participação de 2.400 atletas de 48 etnias de todas as regiões do país. A competição terá início no dia 26 de novembro e acontecerá na Aldeia Multiétnica, em Alto Paraíso de Goiás (GO), área de preservação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.

Leia também: Governo anuncia acordo e titulação de terras quilombolas da base de Alcântara (MA)

Mateus Junior

Mateus Junior

Estudante de jornalismo da Universidade Estácio Petrópolis, apaixonado por esportes e Cinema, Comento sobre as partidas de futebol e basquete.

Deixe uma resposta

scroll to top