Copa Africana: Senegal se sagra campeão e cover de Patrice Lumumba marca competição

613553437_26346100931657910_5556980887863999243_n.jpg

A Copa Africana de Nações (CAN) encerrou neste domingo (18) com uma final eletrizante, polêmica e carregada de simbolismo político e cultural. Diante de um estádio lotado na capital marroquina, o Senegal derrotou o Marrocos por 1 a 0 na prorrogação e ergueu seu segundo troféu continental. A CAN foi marcada também pela figura de Michel Mboladinga, que estava presente em todos os jogos da República Democrática do Congo vestido como Patrice Lumumba.

Senegal teve um gol anulado e um pênalti marcado contra nos minutos finais, a equipe ameaçou abandonar o gramado em protesto a arbitragem, mas a estrela e liderança de Sadiou Mané foram fundamentais. O camisa dez buscou a equipe já no túnel para os vestiários chegando a puxar jogadores pelas mãos. O gol de Pape Gueyê sacramentou a vitória de Senegal.

A vitória do Senegal bateu tão forte que ecoou até no Rio de Janeiro, parte comunidade senegalesa que vive na Cidade Maravilhosa se reuniu em um bar em Copacabana e comemorou assistindo ao jogo.

Cover de Patrice Lumumba

Figura que chamou atenção foi o torcedor congolês Michel Mboladinga apareceu nas arquibancadas caracterizado como o histórico líder da República Democrática do Congo, chamando atenção pela semelhança visual e pela carga simbólica de sua performance. Sua presença rapidamente viralizou nas redes sociais e foi celebrada por outros torcedores como uma representação viva de resistência e identidade africana dentro do torneio.

Patrice Lumumba foi o primeiro primeiro-ministro do Congo após a independência do país em 1960 e tornou-se um dos principais símbolos do anticolonialismo no continente. Defensor da soberania nacional e crítico da interferência estrangeira, foi deposto e assassinado poucos meses depois de assumir o cargo, transformando-se em um ícone político e histórico cuja memória ainda inspira movimentos e debates sobre liberdade e autodeterminação na África.

Foto de capa: reprodução redes sociais

Leia mais notícias por aqui:AGU vai investigar apagões em São Paulo; ordem foi do presidente Lula

Thayan Mina

Thayan Mina

Jornalista pela Faculdade de Comunicação (FCS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Atualmente mestrando pelo PPGCOM da Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top