Pesquisa da Quaest, divulgada nesta terça-feira (11) mostra um empate entre os brasileiros quando o assunto é COP30 e os resultados que a Conferência do Clima que está sendo realizada em Belém pode de fato trazer para o país, 41% da população acredita que a COP30 trará resultados positivos para o Brasil e 41% acreditam que não fará diferença.
Outro dado importante apontado pela pesquisa é que a parcela da população que era contrária a exploração de petróleo na margem equatorial mudou de outubro para este mês, e a parcela favorável aumentou.
No mês passado, cerca de 70% dos brasileiros era contrário à exploração, em novembro o número diminuiu para 49%. Já os favoráveis teve um aumento, em outubro somente 26% para 42% neste mês. Os que não sabem ou não responderam somam 9%, antes 4% em outubro.

A Margem Equatorial citada na pesquisa é uma faixa do litoral brasileiro que se estende do estado do Amapá ao Rio Grande do Norte e tem o potencial de ter grandes reservas de petróleo e gás natural. Em outubro deste ano, o Ibama concedeu à empresa Petrobra a licença para a perfuração na Foz do Amazonas e ambientalistas criticam a decisão.
Leia também: Secretária de Meio Ambiente do Rio, Tainá de Paula, vai à COP30 representando a Cidade
O estudo ouviu cerca de 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais, entre os dias 6 e 9 de novembro, antes do ínicio da Conferência em Belém. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais e foi encomendada pela Genial Investimentos.
COP 30
A COP30 é a 30º Conferência do Clima da ONU, e ocorre do dia 10 de novembro a 21 de novembro em Belém. O evento reúne representantes do governo do mundo inteiro, além de diplomatas, cientistas, ambientalistas e membros da sociedade civil para debater e buscar soluções para a crise climática,










