Lideranças quilombolas brasileiras participam pela primeira vez da COP 27

conaq-I.jpg

Desde este domingo (06), onze quilombolas representantes da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas em defesa dos Direitos Quilombolas e do acesso pleno ao Território (Conaq), participam da COP 27, a conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU). É a primeira vez que quilombolas brasileiros participam  da conferência mundial que reúne líderes políticos de todo o mundo.


A COP 27 acontece neste ano em Sharm El-Sheik, no Egito. E a participação da Conaq tem como missão, segundo os integrantes da delegação “ascender à pauta Quilombola na agenda climática”.  A participação da coordenação acontece em um contexto no qual o evento discute questões como o mercado de crédito de carbono e os impactos do agronegócio para mudanças climáticas.

Lideranças Quilombolas brasileiras na COP 27 / Foto: Divulgação Conaq

Em um vídeo divulgado nas redes sociais lideranças da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas citam a importância da participação das comunidades quilombolas nessa discussão para que sejam pautadas questões como a importância do reconhecimento dos territórios quilombolas na preservação da Amazônia, da cultura nacional e do enfrentamento ao racismo ambiental.

Leia também: Coalizão Negra Por Direitos leva o combate ao Racismo Ambiental para a COP 27

“É um momento muito importante para nós quilombolas que temos sofrido impacto em nossas comunidades”, relata uma das lideranças. Veja no vídeo abaixo o relato completo:

A COP 27 tem duração de duas semanas  e acontece até o próximo dia 18 de novembro. Cerca de 90 chefes de estado estarão presentes, contudo o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, não foi convidado. O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva teve a presença confirmada no encontro.

Deixe uma resposta

scroll to top