Concurso da Deusa do Ébano retorna após três anos sem edição

ébano

Concurso da Deusa do Ébano retorna após três anos sem edição

“O Tempo”, o Iroko – árvore a qual todos devem obediência, este é o tema da 42ª Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê. O evento ocorre neste sábado (28) e retorna após três anos sem edições, devido ao Covid-19. O tradicional concurso que acontece na Senzala do Barro Preto, em Salvador, busca coroar a vencedora como a Deusa do Ébano. 

A celebração elegerá a representante da beleza da mulher negra do bloco afro para o desfile do Carnaval 2023 e participações ativas dos shows do Ilê. Pelo terceiro ano consecutivo a marca Avon apoia a Noite da Beleza Negra, do Bloco Afro Ilê Aiye.

Segundo Viviane Pepe, diretora de Comunicação da Avon Brasil, a empresa está presente no evento, como uma marca de cosméticos e perfumes, mostra que a beleza envolve autoestima, representatividade e dignidade. Ela continua ao citar o compromisso da organização com a diversidade e a inclusão.

A Noite da Beleza Negra representa mais que um concurso. É um amplo movimento de valorização étnica e estética afro-brasileira, incluindo aí a educação e a cultura ancestral do povo negro. Para a Avon, que entende que beleza envolve autoestima, representatividade e dignidade, estar presente na escolha da Deusa do Ébano do Ilê Aiyê reafirma o compromisso da marca com a diversidade e a inclusão. Estivemos no evento nas suas três últimas edições e damos continuidade a essa parceria, neste momento que marca a retomada do concurso, reafirmando seu apreço e ode à potência da negritude”, afirma a diretora de Comunicação da Avon Brasil, Viviane Pepe.

ébano
Concurso da Deusa do Ébano retorna após três anos sem edição Foto: Avon

Com apresentações de dança, música e entrega de kits para as 15 candidatas do concurso, a Avon mostrará também o vídeo-manifesto “Tempo é legado”, criado pela agência Wunderman Thompson, que vai unir o passado e presente por meio de duas mulheres pretas: a primeira Deusa do Ébano eleita, Mirinha Cruz, em 1976, e a deusa atual, Gleicielle Teixeira, coroada em fevereiro de 2020, e que cumpre seu terceiro reinado em caráter inédito devido à Covid-19.

As candidatas para a Deusa do Ébano 2023, vão ter a disposição um time especial de maquiadores negros, para a preparação. Eles utilizarão o vasto portfólio de produtos da marca voltados para a pele negra, com destaque para os batons da linha Ultra Color.

Avon tem Compromisso Antirracista

A Avon reafirma sua postura antirracista e luta contra a desigualdade racial, estas enraizadas nos propósitos da marca por meio de diversas ações internas, como por exemplo o Projeto DIVA (Diversidade + Avon), Uma Sobe e Puxa a Outra e Divas na Liderança. Além de movimentos externos como a Excelência Preta e Essa é Minha Cor.

Projeto DIVA (Diversidade + Avon), é focado em equidade étnico-racial, atraindo novos talentos e desenvolvendo quem já está dentro da companhia, principalmente mulheres negras. Já no ano passado, a marca iniciou o movimento Uma Sobe e Puxa a Outra, em que mulheres da liderança da companhia apadrinham colaboradoras negras para apoiá-las em suas trajetórias profissionais. Outra iniciativa lançada em 2022 foi o Divas na Liderança, um programa exclusivo para as colaboradoras pretas, composto por oito encontros mensais com o objetivo de desenvolver a carreira desses profissionais para que alcancem posições de liderança na empresa.

LEIA TAMBÉM: “Maquiagem também é política”, diz influenciadora Roberta Freitas que estreia talk show sobre beleza 

0 Replies to “Concurso da Deusa do Ébano retorna após três anos sem edição”

Deixe uma resposta

scroll to top