O cantor Compadre Washington pode ter alta nesta quinta-feira (29) segundo informou o Hospital Mater Dei, em Salvador (BA), onde o artista está internado com quadro de hipertensão.
Compadre Washington passou mal na última segunda-feira (26), quando estava fazia um show, em cima de um trio-elétrico na cidade de São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador. O artista foi socorrido para uma unidade de saúde da cidade.
O vocalista do ‘É o Tchan’ postou um vídeo em suas redes sociais onde aparece deitado na cama da unidade e tranquiliza os fãs sobre o seu estado de saúde.
“Estou aqui para avisar a vocês que estou bem melhor, graças a Deus. Estou esperando para ser transferido para o quarto. Brevemente estarei de volta”, contou.
O artista estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No vídeo publicado, ele também agradeceu aos fãs que torcem pela sua recuperação.
Nesta quarta, o boletim médico apontou que o diagnóstico é de Hipertensão Arterial Sistêmica Estágio 1 e que o artista tem quadro estável.
LEIA TAMBÉM: Carla Perez não participará de show em comemoração aos 30 anos do É o Tchan
O que é hipertensão arterial?
Fonte: Ministério da Saúde
A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.
O problema é herdado dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como os hábitos de vida do indivíduo.