A 7ª edição da Mostra Audiovisual Cinema e Sal vai exibir filmes de curta duração, produzidos por jovens da Ilha de Itaparica (BA), nos dias 10 e 11 de dezembro. Com o tema “Mar, Natureza, Juventude e Comunidade”, a mostra será realizada ao ar livre na Praia do Forte de Itaparica (Centro) e na Orla de Amoreiras.
As obras são resultado de uma série de oficinas realizadas dentro do projeto “Cinema e Sal – Rede Audiovisual” que é produzido pela Camboa Audiovisual e conta também com outros curtas convidados para sua curadoria. Todas as atividades do projeto são gratuitas.
Segundo Lara Beck, idealizadora e diretora do grupo, a iniciativa tem como principais âncoras: oficinas de audiovisual, produção de curtas e mostras audiovisuais. “Falar sobre o Cinema e Sal é falar sobre um pequeno recorte do Cinema Comunitário latino-americano, sobre um audiovisual ambiental, sobre a cultura do mar. Um projeto que dialoga com as práticas de educação e cinema, educomunicação, audiovisual participativo, cinema comunitário e vai descobrindo suas práticas e desafios na criação coletiva e na beleza do encontro”, destaca.
Leia também: “Feio”, da Cia Os Crespos, faz última apresentação na Biblioteca Mário de Andrade (SP)
A exibição dos filmes reúne todos os envolvidos e a comunidade. “Além das oficinas, a proposta de formação de plateia é a ‘cereja’ do coletivo porque faz os olhares curiosos dos alunos encheram-se de brilho e orgulho ao testemunhar seus filmes sendo exibidos em uma grande tela de cinema para seus familiares e suas comunidades nas mostras ao ar livre, sempre que possível, próximas ao mar”, destaca a coordenadora de produção, Irá Santos.
Serviço
Evento: Mostra Cinema e Sal
Data: 10 e 11 de dezembro
Horário: 18h30
Local: ao ar livre na Praia do Forte de Itaparica (Centro) e na Orla de Amoreiras