Na noite desse domingo (29) foram confirmadas 84 mortes devido as fortes chuvas que atingem Pernambuco. A informação foi dada pelo governador, Paulo Câmara (PSB), em entrevista coletiva.
Foram 79 vítimas fatais registradas das 18h de sexta-feira (27) até este domingo, segundo o governador. Somadas às cinco mortes registradas também por causa das chuvas, desde quarta-feira (25), o número chega 84. Entre 3.500 e 4 mil pessoas estão desabrigadas, segundo o governo do estado.
Catorze municípios a decretaram situação de emergência: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Ferrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbauba e Camaragibe.
LEIA TAMBÉM: Pernambuco sedia o “Maracacongo”, um dos maiores eventos de cultura afro-brasileira
O governo do Estado declarou que vai liberar R$ 100 milhões para os municípios afetados pela chuva. O recurso deve ser utilizado para trabalho de busca e salvamento, obras urgentes e de infraestrutura e estará disponível esta semana.
“Sabemos que essas primeiras horas são muito difíceis, os primeiros socorros. [Agora] É atuar efetivamente nas ações. Conversei com todos os prefeitos justamente para elaborarem um plano de trabalho para saber quais as ações que vão precisar do apoio do estado nesse momento,”disse Paulo Câmara.
O decreto de emergência é o primeiro passo também para que municípios possam ter acesso a recursos do governo federal.
O governador disse ainda que as buscas estão concentradas em 12 pontos, entre a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata do estado.