Chacina em Salvador que deixou 9 mortos teve motivação passional, diz polícia

chacina-bahia-rhrnx30ujiox.webp

De acordo a Polícia Militar da Bahia, a chacina que ocorreu nesta segunda-feira (28) em Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador, teve motivação passional. Em coletiva feita na última terça-feira (29), as autoridades afirmaram que o ataque foi motivado por ciúmes e inicialmente, apenas uma pessoa era o alvo. 

Segundo os dados do Instituto Fogo Cruzado, contando com esse último caso, já foram registradas 32 chacinas em Salvador e Região Metropolitana, só em 2023. Segundo o instituto, 11 delas aconteceram em julho e agosto, chegando a 34% dos casos em apenas dois meses.

O estudo aponta que 73 pessoas foram mortas em chacinas no mês de junho, conforme o relatório semestral do Fogo Cruzado. O número aumentou para 119, após 46 pessoas terem sido mortas nos últimos dois meses.

Somente em 2023, o município já tem 40 tiroteios registrado sendo que, nesses registros, 33 pessoas foram mortas e 7 ficaram feridas. Dados que colocaram Mata de São João como a terceira cidade mais violenta da Região Metropolitana de Salvador no primeiro semestre do ano, superando municípios maiores como Lauro de Freitas e Simões Filho, e ficando atrás apenas de Salvador e Camaçari.

Duas famílias em casas vizinhas na zona rural de Mata de São João /Foto: Reprodução/TV Globo

Conforme a delegada Christiane Inocência Coelho, diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), os quatro autores do crime fazem parte de uma facção criminosa. 

“Estamos trabalhando com [a hipótese de] crime passional e as diligências permanecem. Não posso informar nomes, porque comprometeria o andamento das investigações, mas temos um alvo principal e um alvo aleatório”, disse a delegada. Um dos suspeitos foi preso, e outros dois acabaram mortos em confronto com a polícia.

Foi registrado um único sobrevivente, um menino de 12 anos que estava na casa onde as vítimas foram carbonizadas. Segundo a polícia, ele segue internado na ala de queimados do Hospital Geral do Estado, na capital baiana, em estado gravíssimo.

Leia também: Violência armada faz 140 vítimas em março, em Salvador e RMS, aponta Fogo Cruzado

Deixe uma resposta

scroll to top