O CEO do Grupo Favela Holding e idealizador da Expo Favela Innovation, Celso Athayde, terá uma agenda de compromissos na Europa, no mês de junho. O primeiro é a sua palestra na 70ª edição do Festival de Criatividade Cannes Lions, em Cannes, na Riviera Francesa, no dia 19 de junho, onde fará um discurso sobre um conceito criado por ele, o “Favelês”, explicando a linguagem da favela no mercado do empreendedorismo e do marketing, ao lado do seu parceiro, Sérgio Gordilho, da agência África.
Outra agenda importante na Europa será a participação em um evento em Paris no dia 24 de junho, produzido pela CUFA, Central Única das Favelas local, quando será lançado oficialmente a Expo Favela Innovation Paris 2024.
Reconhecido como empreendedor Global de Inovação e Impacto 2022 pelo Fórum Econômico Mundial, em Davos, Celso embarca para Paris no dia 22 para anunciar em evento produzindo pela Cufa França e Portugal as versões da Expo Favela Innovation Paris e Lisboa.
A CUFA foi primeira organização de favelas do Brasil a desenvolver suas ações fora do país. Em setembro de 2015, a ONG já estava em 17 países e resolveu formalizar as suas existências através do Itamaraty, lançando em grande estilo seus compromissos globais que foram registrados no livro de ONU, em Nova York, contando com a participação de parceiros como: Unesco, TV Globo, London School Economic, entre outros.
Celso, pretende realizar edições da maior feira de negócios de favela do Brasil em todos os países onde a CUFA está presente, como forma de potencializar suas iniciativas, continuar exportando essa tecnologia social, conectando, assim, as periferias das cidades com os empreendedores consagrados do asfalto.
O evento terá participação de duas empresas do grupo Favela Holding, a Digital Favela, primeira empresa de micro influenciadores digitais de favelas do Brasil que será a responsável pela curadoria da feira em Paris, e a Favela Code, empresa que estará fazendo seu pré-lançamento na cidade, especializada em formação em tecnologia, e também responsável pela curadoria tecnológica da primeira edição feira.
A Digital Favela contará presença de dois cofundadores: Thiago Trindade e Guilherme Pierre, enquanto pela Favela Code estarão presentes os cofundadores Carmela Borst e Fabrício Cardoso.
“A Expo Favela Innovation já é um grande sucesso no Brasil, presente oficialmente no calendário de 21 capitais do país. Agora queremos espalhar o conceito da nossa feira ao redor do mundo. Afinal já dizia o poeta Gog: “periferia é periferia em qualquer lugar”, explicou Celso Athayde, CEO do Grupo Favela Holding e idealizador da Expo Favela Innovation.
Biografia de Celso Athayde
Celso Athayde nasceu na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, e chegou a morar na rua em Madureira. Foi camelô, e tornou-se produtor cultural, fundando a Central Única das Favelas, a CUFA, instituição presente em todos os estados do Brasil e em diversos outros países.
“Depois de consolidar a CUFA como uma instituição reconhecida em muitos países pelas suas atuações em favelas, chegou a hora de consolidar esse trabalho e avançar a agenda abrindo espaços para outras iniciativas brasileiras”, diz Celso Athayde.
Leia também: CUFA Rio vai distribuir livros em grande ação no Viaduto de Madureira
Em 2022, recebeu o Prêmio de Empreendedor Social e de Inovação, pelo Fórum Econômico Mundial, recebendo a honraria em Davos, na Suíça, também discursou no Pacto Global da ONU, em Nova York, e seu grupo de empresas, a Favela Holding, venceu o Prêmio Caboré, o maior do mercado publicitário, na categoria Serviço de Marketing.
Hoje a Favela Holding, criada por Celso, conta com mais de 25 empresas, que vão desde o comércio de passagens aéreas e pacotes de viagens para moradores de favelas até de logística de entregas de produtos de beleza em comunidades, feitas por egressos do sistema prisional, passando pela maior agência de live marketing em favelas do país.