Um cartunista israelense desenhou o presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva (PT), como macaco. O desenhista assina como J. Majburd, a postagem foi feita em seu Instagram na segunda-feira (19), após fala de Lula sobre o conflito na Faixa de Gaza. Na legenda da foto está escrito “The monkey’s Speech” (O discurso do macaco).
No desenho é possível ver um macaco com uma faixa presidencial escrita o nome de Lula. Ao lado, ele coloca um balão com onomatopeias que simulam sons de macaco. Domingo (18), estava em coletiva na Etiópia, o presidente brasileiro disse que o que ocorre em Gaza não é uma guerra, mas um “genocídio”.
A fala de Lula pautou o debate internacional nos últimos dias, teve reações do presidente de Israel e da oposição do governo no país. O que mais marcou foi quando ele disse que “o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu. Quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse Lula.
Acima da imagem do macaco, o cartunista escreveu o título de uma matéria que saiu no jornal “The New York Times”, “Brazil’s President Angers Israel After Comparing War in Gaza to the Holocaust” (Presidente do Brasil irrita Israel depois de comparar a guerra em Gaza ao Holocausto).
O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, defendeu a fala do presidente Lula sobre o genocídio do povo palestino por Israel. Nesta terça-feira (20), em sua conta no X, antigo Twitter. Silvio, que acompanhou Lula na viagem pela Etiópia, onde ele fez a declaração, afirmou que em nenhum momento o presidente “manifestou-se contra o povo de Israel e contra a comunidade judaica”.
Leia mais notícias aqui: Galeria Olido em São Paulo recebe o evento “Circuito Quebrada Viva” que promove uma imersão na cultura do hip-hop