As carnes bovinas estão mais baratas. O filé-mignon foi a peça que ficou 15% mais em conta na comparação com o ano passado, segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA). O peito e a alcatra tiveram redução de 12,8%. O cupim e a picanha foram os cortes com menor redução nos preços, 5,51% e 6,04% respectivamente.
O motivo pelo qual a carne ficou mais barata é que o boi vendido no campo, apenas neste ano, diminuiu cerca de 30%, na comparação entre janeiro e setembro. Esse declínio, por sua vez, é motivado pela alta oferta de animais no pasto.
O preço da carne está ficando mais acessível, mas poderia estar ainda mais se não fossem, outros custos da cadeia de carne bovina que impedem que o produto nos supermercados fique ainda mais barato. O que também tem relação com o fato de ter menos abates pelos frigoríficos, por causa da queda no consumo.
LEIA TAMBÉM: 40% dos brasileiros já sofreram tentativa de golpe no Pix, aponta pesquisa
Entenda por que as carnes estão mais baratas
O Brasil está passando por um momento chamado de ciclo pecuário que é quando os produtores seguram as vendas dos animais porque estão valorizados no mercado, o que vai elevando o preço da carne. Foi o que aconteceu, por exemplo, no ano passado.
Estamos vivendo um período com uma grande oferta de bois devido ao aumento do abate de fêmeas, o que desvaloriza o preço no mercado.
Com isso, as vacas continuam reproduzindo até que haja muitos bezerros no mercado. Então, os preços caem e volta a acontecer o abate das fêmeas, levando mais carne para as prateleiras, que é o momento atual, explica o analista