No clima do carnaval, além de se preocupar com as fantasias, a maquiadora profissional Carol Romero, especializada em peles negras e brasileiras, enfatiza a importância de se cuidar durante esse período. Por isso, a profissional reconhecida por seu trabalho com a pele negra, preparou uma lista das principais dicas para curtir a folia cuidando da pele.
Para começar, Carol logo afirma: “A hidratação é fundamental. Não é nem mais um segredo de beleza e sim a chave para qualquer pele”. A preparação da pele é a principal etapa quando se fala em durabilidade, segundo ela, pois para a maquiagem ficar com aspecto bonito no rosto o dia todo, é necessário utilizar o hidratante compatível com o seu tipo de pele.
Na sequência, vem o indispensável protetor solar, sem ele não existe bloquinho de Carnaval. Ele vai proteger a pele contra os raios solares e a radiação e, se for utilizado com cor, pode até ser a sua maquiagem. Esta etapa antecipa a bruma fixadora.
“Eu sempre gosto de dar uma borrifada de fixador no rosto todo antes de passar a base, para manter a hidratação intacta e ajudar na fixação da base. E então, aplico a bruma depois da maquiagem finalizada também”, conta Carol. Por fim, o segredo fica por conta da blindagem para maquiagem, e Carol sugere: “Gosto de diluir a base e até a sombra com duas ou três gotas de blindagem para garantir uma durabilidade maior”.
Com a pele pronta, pode partir para a maquiagem. Entre muitas técnicas e referências, Carol indica as principais dicas para as makes com cor e formas geométricas, referências mais populares para a folia: “você pode utilizar lápis de olho colorido, sombra cremosa ou pigmento, o segredo é desenhar as formas a mão livre primeiro com lápis branco, depois vem com pigmento, lápis ou a sombra cremosa preenchendo o desenho de acordo com as cores que você quer”, explica ela.
A aplicação de blush nas têmporas também é uma saída rápida, bonita, moderna e prática para criar um visual colorido para o Carnaval. Segundo Carol, você pode aplicar um blush em pó, que vai dar um aspecto mais mate, ou um blush cremoso, para dar um aspecto mais luminoso.
Já pensando no Carnaval de rua, Carol enaltece a importância da proteção solar. E ainda atenta sobre o uso de alguns itens de maquiagem que não são legais utilizar no rosto ou corpo quando for pular os bloquinhos, como o strass e pedraria com base de metal, que colados no rosto podem facilmente deixar marcas de sol na pele. Além disso, a maquiadora ainda indica o uso de faixas, bandanas ou lenços; chapéus, bonés ou viseiras; tiaras ou durag para se proteger do sol. E a hidratação vale também para os lábios, com o uso de balms ou glosses com cor. Assim, você está pronto para curtir todos os dias de Carnaval sem prejudicar todo o tempo investido em skin care ao longo do ano.
Leia também: Carnaval: saiba como cuidar da saúde enquanto cai na folia