O carnaval em Manaus (AM) reúne milhares de foliões e leva para as ruas os mais variados ritmos, desde marchinhas e samba, mas também o pop, frevo, maracatu, axé, música popular e toadas do tradicional boi-bumbá.
Os primeiros registros de Carnaval na capital Manauara são do século 19 e, desde então, a festa vem ganhando cada vez mais espaço na cidade, inclusive atraindo turistas de outros Estados e países.
Manaus também possui uma grande tradição em desfiles das escolas de samba, que começou nos anos 1940 com a extinta Escola Mista da Praça 14. Após 30 anos, foi fundada a agremiação Vitória Régia, considerada Berço do Samba, a mais antiga da cidade. Vitória Régia e Aparecida, formam a maior disputa do Estado e com maior rivalidade entre as torcidas.
A cantora da banda Stone Novo, Marcia Novo, contou ao NP uma pouco da sua história com o carnaval da cidade e como se prepara para comandar a folia:
“Minha relação no carnaval sempre foi de estar na pipoca, no meio do povo. De quatro anos pra cá, puxo o bloco Stone Novo, junto com o meu parceiro Stone Ramos e tenho tomado gosto por trabalhar nessa época do ano. Eu e minha banda já fizemos mais de dez shows e ainda tem muito mais. Eu cuido e preparo muito a minha voz para as festas”, comenta.
Ela também fala sobre o que é especial nesse carnaval. “O carnaval amazonense é muito legal porque sem acaba e boi-bumbá, isso é um diferencial nosso” conclui
Curiosidades
Uma curiosidade sobre Sambódromo de Manaus é que ele é considerado o maior do Brasil, com capacidade para mais de 100 mil pessoas e chegou a ser inaugurado 3 vezes. Outra curiosidade é que o primeiro disco das escolas de samba de Manaus foi gravado em 1986, no Rio de Janeiro, e eram puxados por cantores do Rio. Inclusive, o compositor amazonense Paulo Onça ganhou um samba de enredo pelo Salgueiro em 1998, com o enredo sobre os Bois de Parintins.
Confira abaixo a programação de carnaval da capital Manauara :
Bloco das Brabas 18 de fevereiro 16h Espaço Via Torres Bloco do Manaus Memes 18 de fevereiro 16h Universidade Nilton Lins Bloco do Vieiralves 19 de fevereiro 16h Universidade Nilton Lins Bloco do Eu Sozinho 19 de fevereiro 15h Assinpa Bloco das Piranhas 19 de fevereiro 16h Sambódromo Bloco do Quaqua 20 de fevereiro 19h Espaço Via Torres Manaus Fantasy 20 de fevereiro 22h Diamond Convention Center Carnarock 20 de fevereiro 16h Pódium da Arena da Amazônia Axerito Fantasy 20 de fevereiro 20h Axerito Bar Bloco do P10 21 de fevereiro 16h Universidade Nilton Lins Resenhou Folia 21 de fevereiro 17h Espaço Via Torres Banda do Galo 21 de fevereiro 16h Sambódromo Bloco do Allna 21 de fevereiro 17h All Night Pub Bloco Nosso After 24 de fevereiro 21h Espaço Decker Tchau Carnaval 25 de fevereiro 16h Universidade Nilton Lins Bloco da Fervo 25 de fevereiro 16h Espaço Via Torres Carnamed 4 de março 19h Espaço Via Torres Bloco da Crushe 11 de março 17h Espaço Via Torres
As datas dos desfiles das escolas de samba de Manaus foram anunciadas pela Secretaria de Cultura do Amazonas (SEC):
- Escolas do Acesso B desfilam no dia 16 de fevereiro;
- Escolas do Acesso A desfilam no dia 17 de fevereiro;
- Escola do Grupo Especial desfilam no dia 18 de fevereiro.
Leia também: “A cor dessa cidade não sou eu”, desabafa Mariene de Castro sobre não cantar no carnaval de Salvador
0 Replies to “Carnaval de Manaus: Confira a história e curiosidades da capital manauara”