Capela do Morumbi recebe exposição póstuma em memória de Leonilson Bezerra

creditos-Ronaldo-Miranda_arquivopessoal2.jpg

Em homenagem ao 30º aniversário de morte do artista cearense José Leonilson Bezerra Dias, a Capela do Morumbi recebe a exposição ‘Instalação sobre duas figuras, 30 anos depois’. A abertura da exposição acontece no sábado (27), às 13h45, e contará com uma mesa redonda liderada pelo curador Agustín Pérez Rubio, na própria Capela do Morumbi, que integra o Museu da Cidade de São Paulo. 

Pintor, desenhista e escultor, em 1993, Leonilson concebeu a exposição para a Capela do Morumbi, que acabou por estrear há poucas semanas depois de seu falecimento. Assim, como forma de honrar suas pesquisas e obras, a edição de 30 anos depois se torna inédita por trazer, pela primeira vez, diversos materiais originais, além da documentação da primeira instalação.

Leonilson Bezerra faleceu em 1993, em decorrência de complicações do HIV – Foto: Ronaldo Miranda/Arquivo Pessoal

Referência da geração artística dos anos 80, durante sua trajetória em vida foi reconhecido dentro e fora do Brasil, com 4 mil obras catalogadas, passando por mais de 200 exposições pelo mundo. A ‘Instalação sobre duas figuras, 30 anos depois’ realizada pelo Museu da Cidade de São Paulo é parte do projeto ‘Leonilson: Corpo Político’, que tem o objetivo de promover não apenas essa exposição, como outras ao longo deste ano, que serão acompanhadas por rodas de conversa com outros representantes da arte, além de uma publicação.

“Esses materiais, juntamente com a palestra inaugural e a contemplação da instalação em si, permitem uma reflexão e celebração sobre uma vida de apenas 36 anos, mas cheia de vitalidade pessoal e artística. Dessa forma, assim como as proclamações feministas dos anos sessenta, a instalação torna-se política em seu sentido mais profundo”, explica o curador Agustín Pérez Rubio. 

Ocorrido em 28 de maio de 1993, o falecimento de Leonilson se deu por complicações de seu diagnóstico de HIV/AIDS. Na véspera do mês que celebra o Orgulho LGBTQIA+, a homenagem ao seu legado histórico-artístico se fundamenta em como o artista se posicionou perante às questões sociais de sua época, como as questões ambientais e relacionadas à sexualidade.

Leia também: BNDES anuncia fundo de R$ 20 milhões para região do Cais do Valongo

Para além da arte, sua política de cuidado também integra seu legado: a preservação da memória de determinados territórios; sua sexualidade livre e fora dos padrões heteronormativos; sua relação de aliança com outras minorias sociais, como os indígenas e prostitutas; seu afeto pela família; e seu empoderamento como um corpo de saúde fragilizado.

Serviço:
“Exposição ‘Instalação sobre duas figuras, 30 anos depois’ de Leonilson Bezerra”

Mesa-redonda: Agustín Pérez Rubio, Fernanda Nogueira e Ivo Mesquita

Data e horário: 27 de maio, das 13h45 às 15h

Abertura: 27 de maio, das 15h às 17h

Visitação: De terças a domingos, até dia 18 de junho, das 09h às 17h

Local: Capela do Morumbi, Av. Morumbi, 5.387, Morumbi

Deixe uma resposta

scroll to top