Nesta sábado, 14 de fevereiro de 2026, a Camisa Verde e Branco entra na passarela do Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, para apresentar seu desfile pelo Grupo Especial do Carnaval 2026. Conforme a ordem oficial dos desfiles, a escola será a última a cruzar a avenida na segunda noite de apresentações do Grupo Especial, encerrando a programação de sábado com um tema de forte expressão cultural.
O enredo do Camisa para este ano foi batizado de “Abre Caminhos” e tem como foco a força de Exu, orixá reconhecido nas tradições afro-brasileiras como mensageiro e guardião dos caminhos. A proposta, criada pelo carnavalesco Guilherme Estevão em parceria com enredistas Clark Mangabeira e Victor Marques, apresenta uma abordagem própria sobre as diferentes formas de manifestação da energia dessa entidade, conectando seus significados à experiência de vida urbana e à diversidade de expressões sociais.
O samba-enredo, que embala a passagem da escola na avenida, foi composto por um grupo de autores experientes, entre eles Silas Augusto, Cláudio Russo, Rafa do Cavaco, TURKO, Zé Paulo Sierra, Fábio Souza, Luís Jorge, Dr. Elio, Charles Silva e Bruno Gianelli. Nas redes sociais e nas plataformas digitais, a comunidade tem acompanhado a evolução da letra e música que invocam a presença de Exu com termos como “Arreda que Exu abre caminhos”, convocando o público a sentir a força e a energia libertadora da temática.

Ao longo das últimas semanas, ensaios e apresentações da escola reuniram componentes e simpatizantes do samba na quadra da Barra Funda, criando momentos de festividade e união antes da grande noite. O intérprete oficial Charles Silva tem sido peça central na preparação vocal para a avenida, dando corpo e entonação ao samba que será cantado por milhares de vozes sob os refletores do Anhembi.
A bateria e a harmonia da escola também se preparam para traduzir em ritmo e movimento a mensagem de conquista e liberdade que o enredo propõe. Hoje, quando a Camisa Verde e Branco cruzar a pista, a escola busca não apenas encerrar a noite, mas firmar sua presença com intensidade, cultura e sentimento no Carnaval de São Paulo 2026.
Leia mais notícias por aqui: Polêmica entre ligas do carnaval do Rio leva Riotur a intervir na Sapucaí









