Conhecido como Preto Gourmet, Breno Cruz foi premiado durante o 1º Prêmio Chef do Coração, promovido pelo supermercado Zona Sul, no Rio de Janeiro. O idealizador do Festival e do Prêmio Gastronomia Preta, foi premiado como empreendedor social na categoria ‘Ação Social’.
“Trabalhei intensamente para me reconstruir por meio do prêmio, do Pretonomia e do Festival. Encontrei afetos de diferentes formas. Embora eu já soubesse da minhas criações e de que estou transformando vidas por meio delas, hoje veio o reconhecimento por meio de uma premiação”, diz Breno.
LEIA TAMBÉM: Breno Cruz, o Preto Gourmet, é jurado de novo reality show gastronômico
O prêmio é um reconhecimento do trabalho desenvolvido por Preto Gourmet tanto no Festival e no Prêmio que ele promove, mas também no projeto Pretonomia, que é um curso de formação profissional em Alimentos e Bebidas na Hotelaria coordenado por Breno Cruz e oferecido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o Hilton Copacabana e o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ).
No mesmo prêmio, inclusive, quatro extensionistas do Pretonomia também foram selecionadas como finalistas: Nathalia Nacif, estudante de gastronomia que atua no projeto ao lado de Breno; as estudantes Flavia Oliveira e Alessandra Vieira, da primeira turma do projeto; e Daniele Gomes, da segunda turma.