Os torneios de futebol disputados no Brasil seguem na frente das ligas europeias no gosto do torcedor. De acordo com pesquisa realizada pela agência Nexus, encomendada pela CBF, até campeonatos estaduais e a Série B do Brasileirão aparecem com avaliação melhor do que competições como Champions League, LaLiga, Premier League e o Campeonato Italiano.
Na parte de cima do ranking de preferência estão o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Os dois torneios de futebol registram o mesmo patamar de aprovação: 66% dos entrevistados classificam as competições como ótimo ou bom. No caso do Brasileirão, 11% avaliam como regular, 4% consideram ruim ou péssimo e 19% não souberam opinar. A Copa do Brasil repete o índice de avaliações positivas e apresenta 13% de regular, 5% de ruim ou péssimo e 16% sem avaliação.

A Série A é ainda mais bem avaliada em alguns recortes específicos. Entre jovens de 16 a 24 anos, a aprovação chega a 77%. Entre homens, sobe para 79%. O índice também é elevado entre pessoas com ensino superior, 72%, e entre quem tem renda acima de cinco salários mínimos, 74%. Entre autodeclarados pretos e pardos, os percentuais são de 69% e 68%. Nas regiões Norte/Centro-Oeste e Sudeste, a taxa de avaliações positivas atinge 70% entre os torcedores de futebol.
A Libertadores surge como a terceira competição melhor avaliada, com 63% de opiniões positivas. É o torneio com a menor taxa de “péssimo”, apenas 2%, e a maior de “ótimo”, 28%. Na sequência aparece o Mundial de Clubes, com 58% de aprovação e 4% de rejeição. A Champions League fica atrás dessas quatro competições, com 54% de avaliações positivas.
Os estaduais recebem 46% de aprovação e a Série B, 45%. Já ligas como LaLiga, Premier League e Série A italiana variam entre 35% e 41%.
A pesquisa ouviu 2.006 pessoas entre 15 e 24 de agosto, com margem de erro de dois pontos percentuais.
Leia mais notícias por aqui: 58% deixariam o crime se tivessem oportunidade, mostra pesquisa inédita do DataFavela









