Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do Censo 2022, divulgados nesta sexta-feira (02), o Brasil tem mais estabelecimentos religiosos, do que o total de instituições de ensino e de saúde. A pesquisa mostra que, em média, são 286 templos para cada 100 mil habitantes, em todo país.
Os dados divulgados foram captados pois pela primeira vez, o Censo incluiu informações detalhadas sobre coordenadas geográficas e tipos específicos de edificações religiosas, como igrejas, templos, sinagogas e terreiros. Os dados mostram que o Brasil possui 579,7 mil estabelecimentos religiosos, enquanto as instituições de ensino totalizam 264,4 mil e os estabelecimentos de saúde somam 247,5 mil.
De acordo com o levantamento, os números representam uma média de 286 estabelecimentos religiosos para cada 100 mil habitantes, contra 130 estabelecimentos de ensino e 122 de saúde para a mesma proporção populacional.
A Região Norte se destaca por apresentar a maior concentração de estabelecimentos religiosos pela população total. Nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, há 79.650 templos, representando uma média de 459 para cada 100 mil habitantes, quase o dobro da média nacional.
O Acre é o estado com maior numero de templos, com 554 igrejas para cada 100 mil habitantes, seguido de Roraima e Amazonas, ambos com 485 para cada 100 mil.
Leia também: Dia de Iemanjá do Arpoador, no Rio, reunirá atrações artísticas e religiosas, gratuitamente