O Ministério da Justiça do Brasil cobrou à Espanha providências em relação aos casos de racismo envolvendo o atacante Vinícius Júnior, jogador do Real Madrid. A informação foi divulgada pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, em entrevista ao jornal espanhol Marca.
A CBF reiterou a postura contrária ao racismo e afirmou que tem se manifestado em relação aos incidentes envolvendo Vinícius Jr. A entidade esportiva também informou que o governo brasileiro, através do ministro da Justiça Flávio Dino, enviou medidas ao Judiciário espanhol para proteger o jogador e outros atletas brasileiros que sofrem ofensas racistas, que são consideradas crime de acorco com a legislação brasileira.
O atacante é alvo de constantes ataques racistas. Foto: Angel Martinez/Getty Images
Relembre os casos
Vinícius Jr. é um dos principais nomes do Real Madrid. O atacante vem sendo alvo de constantes ataques racistas. Durante uma partida contra o Real Betis, realizada no 5 de março, a torcida do clube rival chamou o jogador de “macaco”.
Em janeiro, torcedores Atlético de Madrid que simularam o enforcamento de Vinícius Júnior com um boneco. No mesmo mês, o atacante ouviu ofensas em jogo do Real Madri contra o clube Valladolid, no estádio José Zorrilla.
Em dezembro de 2022, o jogador foi alvo de um comentário racista por parte do agente de jogadores Pedro Bravo. Durante o programa “El Chiringuito”, da TV Espanhola, o empresário disse que o jogador “tem que deixar de fazer macaquice”.
Leia também: Conmebol multa Carabobo por racismo contra Atlético-MG
0 Replies to “Brasil cobra Espanha por casos de racismo contra Vinícius Jr.”