Marco na cultura carioca, o Baile da Pesada (BDP) chega repleto de novidades. Pela primeira vez desde o seu surgimento, em 2015, o BDP vai acontecer neste sábado (19), em novo formato: um festival. Das 16h às 05h de domingo (20), no Nau Cidades, localizado na Zona Portuária do Rio de Janeiro, o BDP Festival vai oferecer ao público uma celebração da diversidade cultural e musical.
Com shows de artistas como Baco Exu do Blues, Flora Matos, Yoún, DJ Tamy, Byano, Bruno X, entre outros, o evento busca estabelecer conexões com a comunidade local, promovendo a valorização dos artistas da região e incentivando a participação ativa de moradores. Além da música, haverá feiras de artesanato, exposições, oficinas e muito mais.
O BDP é uma criação de Eduardo Souza, Anderson América e Wes Silva, três jovens negros, nascidos e criados em comunidades da Zona Norte do Rio de Janeiro, que acreditam que eventos como esse são essenciais para o resgate da história negra.
“Os eventos que celebram a cultura negra, como o BDP Festival, desempenham um papel essencial para a comunidade, fortalecendo a identidade e resgatando a história e tradições do povo negro. Ajudam a promover o empoderamento, valorizam a diversidade, estimulam a expressão artística, contribuindo para uma transformação social significativa. Essas celebrações ajudam a deixar um legado para as futuras gerações e impulsionam a busca por uma sociedade mais justa e inclusiva”, explica Wes Silva.
Além da mistura envolvente de estilos musicais como samba, funk e rap, proporcionando um verdadeiro mergulho na rica e vibrante cultura local, o evento também oferecerá áreas de gastronomia, descanso e lazer, além de estandes de diversas marcas. Neste sentido, o BDP Festival se configura como uma poderosa ferramenta para atrair turistas e visitantes, contribuindo para o desenvolvimento do turismo cultural na região, promovendo o local como um destino diversificado e gerando impacto econômico positivo para a comunidade local.
“Queremos proporcionar uma experiência mais imersiva para o nosso público, permitindo uma interação social enriquecedora. Com uma duração mais estendida, teremos a oportunidade de utilizar melhor os ambientes, possibilitando exposições de trabalhos e marcas, além de criar um ambiente acolhedor e propício para o networking e a troca de experiências entre os participantes. Promover um encontro sonoro entre as mais variadas vertentes da black music e, ao mesmo tempo, unir nomes consagrados com os novos talentos promissores da cena”, completa Wes.
Quem quiser vivenciar esta experiência pode comprar os ingressos pelo link
www.ingresse.com/bdp-festival. Os valores variam de 120 e 400 reais. (Aspas final convidando o público para comparecer ao evento histórico)
Programação:
Baco Exu do Blues
Bk’
Flora Mattos
Yoùn part. Biab
Sibic – Samba Independente dos Bons Costumes
Tamy
Bruno X
Kilariô Afro Baile part. Celo Dut, Yure IDD
Ezio Santana
Bibi Grácio
Byano
Serviço:
BDP Festival
Data: 19 de agosto
Horário: 16h às 05h
Local: Nau Cidades, na Zona Portuária do Rio de Janeiro
Valor: R$ 120 a R$ 400 (www.ingresse.com/bdp-festival)
Leia também: PretaHub leva empreendedores negros ao 27° Festival Petronio Álvarez