Segundo os dados do Censo Demográfico, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (27), a Bahia é o estado com maior número de pessoas com mais de 100 anos no país. O estado passou a ter a maior proporção deles na população em geral, e os números mantêm uma tendência que existia desde o último levantamento, feito em 2010, quando a Bahia já tinha o maior número de centenários no Brasil.
Em 2010, os números mostram que o estado possuía 3.335 moradores de 100 anos ou mais, e comparando com o número atual que é de 5.336 pessoas, representa um aumento de 60%. Em relação à população geral, o estado tem a maior proporção de idosos: 0,04%. Já São Paulo, segundo colocado no ranking, tem 0,01%, com 5.095 idosos.
Segundo a supervisora de Disseminação de Informações do IBGE Mariana Viveiros, a segurança pública é um dos principais fatores que colaboram no aumento do índice de envelhecimento nas cidades brasileiras.
“A segurança pública, o acesso a saúde e saneamento básico são alguns dos fatores que contribuem para o aumento desse índice. Além disso, a redução do número de nascimentos nos municípios é outro dado que precisa ser levado em consideração”, pontuou.
Segundo o IBGE, o menor índice de envelhecimento, é em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado. Enquanto em Abaíra, a cidade baiana que tem mais idosos que crianças, a taxa é de 136%, no município de Luís Eduardo Magalhães ela fica em 11,85%.
Leia também: Racismo está por trás de disparidades na mortalidade materna nas Américas, diz ONU