Publicada em 1988, com prefácio de Angela Davis, “Assata: Uma Autobiografia”, escrito pela revolucionária Assata Shakur, chega ao Brasil a edição em português, com lançamento para esta quinta-feira (14), na livraria Blooks, em Botafogo, Rio de Janeiro.
A historiadora Ynaê Lopes Santos, especializada em escravidão nas Américas, destaca que “toda a vida de Assata Shakur vale a pena. E nada do que eu disser pode chegar perto da potência e da vivacidade com as quais Assata narra sua vida”.
Ela lembra ainda que a obra é uma materialização do conceito de “escrevivência“, cunhado por Conceição Evaristo. “Sendo assim, se me cabe dar um conselho para quem (pelas mais variadas razões) se deparou com este livro, é: leia-o, e se deixe afetar”, afirma a historiadora que completa. “De fato, o legado de Assata para a luta antirracista é fundamental e, certamente, ecoa nos protestos de hoje, como o Black Lives Matter – Vidas Negras Importam, como é chamado por aqui. A leitura dos seus poemas vem inspirando essa nova geração no enfrentamento do racismo”.
Lançamentos
No Rio de Janeiro, o livro será lançado nesta quinta-feira, na Blooks Botafogo, com as presenças da escritora Cidinha da Silva, da médica, ativista, escritora e diretora executiva da Anistia Internacional Brasil, Jurema Werneck, e da historiadora Ynaê para um papo sobre a vida de Assata.
Leia também: Advogada especialista em violência obstétrica alerta sobre o direito à acompanhante em partos
Já em São Paulo, o livro será lançado no dia 20 de julho, na Megafauna, que receberá Cidinha da Silva e a cantora, atriz e ativista Preta Ferreira, autora de um livro no qual narra os 109 dias em que passou, injustamente, na prisão, em 2019. Assata Shakur integra a lista das pessoas mais procuradas pelo FBI até hoje Edição brasileira tem prefácios de Angela Davis, Lennox Hinds e Ynaê Lopes dos Santos.
O livro é lançado pela Editora Pallas e conta com 472 páginas contando a história. “O nome de Assata Shakur vale muito mais do que os dois milhões de dólares que o FBI oferece pela sua captura”, finaliza.
0 Replies to ““Assata: Uma Autobiografia” chega ao Brasil livro que conta a história da ativista Assata Shakur”