Acre decreta situação de emergência em saúde pública após 4 mil casos de dengue

image-12.png

No final do ano passado o Acre registrou 4.036 casos de dengue, e com isso a Secretaria de Saúde do estado (Sesacre) publicou, nesta quinta-feira (09), um decreto nº 11.619 que permite a mobilização de recursos assistenciais para municípios e é válido por 90 dias. Os casos de dengue subiram no Brasil todo em 2024.

O Acre registrou até 7 de dezembro 4.658 casos prováveis, que é 7,7% maior que o número registrado no mesmo período de 2023. Além disso de acordo com dados da Sesacre, durante o ano de 2024 houve mais de 6 mil notificações. Dos casos diagnosticados com a doença somente 24 precisaram de hospitalização.

O Acre registrou até 7 de dezembro 4.658 casos prováveis, que é 7,7% maior que o número registrado no mesmo período de 2023 – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.

O secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal entende que a decretar situação de emergência possibilita no recebimento de recursos financeiros do governo federal para investimentos em prevenção e tratamentos.

Recorde de casos no Brasil

O Brasil chegou ao recorde histórico de 6,6 milhões de casos de dengue confirmados e 6 mil mortes de dengue em 2024. O Ministério da Saúde notificou nesta quinta-feira (9) que aumentou o monitoramento em 6 estados brasileiros que tiveram aumento de casos de dengue.

Os estados monitorados são Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Espirito Santo e São Paulo juntos registraram um crescimento de 84% dos registros da doença nas últimas semanas.

O governo também distribuiu vacinas a mais de154 municípios brasileiros, que foram escolhidos de acordo Regiões de Saúde com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes.

O nível de transmissão nos últimos meses também é determinante para a escolha. Atualmente, o imunizante é destinado a pessoas de 10 a 14 anos, a faixa etária que possui a maior proporção de hospitalização pela doença. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.

Leia mais notícias por aqui: ”Cada vez mais temos os direitos trabalhistas questionados”, diz ator Drayson Menezes no ar em ‘Garota do Momento’

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top