Apenas Michelle Obama venceria Trump se Biden desistir de eleição nos EUA, diz pesquisa

image-1.png

A pesquisa divulgada nesta terça-feira (02) pela agência Reuters, do instituto de pesquisas Ipsos, revela que a ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, seria a única candidata que venceria o ex-presidente Donald Trump (Partido Republicano), em uma eleição presidencial. Segundo os dados, a democrata teria o apoio de 50% dos eleitores, enquanto Donald Trump receberia 39% dos votos.

Um em cada três eleitores democratas acredita que o atual presidente, Joe Biden, deveria desistir de concorrer à presidência dos EUA. Isso sugere que uma parte significativa do eleitorado não está satisfeita com a candidatura dele para um segundo mandato presidencial. As eleições norte-americanas acontecem em novembro.

Michelle Obama é a única opção democrata que venceria o ex-presidente / Foto: Reprodução/Instagram

A pesquisa mostra que se as eleições fossem hoje, Biden e Trump estariam empatados, ambos com 40% dos votos. Entre os outros nomes apresentados está a atual vice-presidente Kamala Harris, que teria 42% em um confronto direto contra Trump, com 43%.

Após o debate, membros do partido começaram a pressionar Joe Biden para que desistisse de disputar a reeleição, com jornais e revistas publicarando editoriais defendendo que o presidente abandonasse a corrida pela Casa Branca. A reação parece refletir preocupações dentro do próprio partido democrata.

A pesquisa foi realizada pela Ipsos de 1º a 2 de julho de 2024. Foram feitas 1.070 entrevistas. O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 3,2 p.p (pontos percentuais) para a população em geral.

A pesquisa também revelou que aproximadamente um terço dos democratas acredita que Joe Biden deveria retirar sua candidatura à reeleição. Além disso, 59% dos democratas consideram Biden como sendo muito velho para governar. Apesar dessas percepções dentro do próprio partido, o democrata já afirmou que continuará na corrida presidencial.

Leia tamém: “Tenho que fazer que ela se sinta bem”, diz Viola Davis sobre interpretar Michelle Obama em “The First Lady”

Deixe uma resposta

scroll to top