Aniversário NP: No mês que completa 5 anos, Notícia Preta recebe prêmio e moção de reconhecimento

WhatsApp-Image-2023-11-28-at-12.30.50.jpeg

No último dia 20 de novembro, quando é celebrado o Dia da Consciência Negra, é comemorado também o aniversário do jornal Notícia Preta. Ao longo do mês em que completa 05 anos, o jornal que promove uma comunicação antirracista, recebeu um prêmio e uma moção de reconhecimento do trabalho desenvolvido.

Nesta segunda-feira (27), o Notícia Preta foi homenageado com uma Moção de Louvor e Reconhecimento entregue pela vereadora Mônica Cunha (Psol), por conta dos serviços prestados à sociedade, fomentando a luta antirracista, por meio da comunicação.

Vereadora Mônica Cunha e a jornalista Thais Bernardes, na entrega da Moção /Foto: Notícia Preta

A entrega da moção aconteceu na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), que contou também com a presença de outros comunicadores, influenciadores e veículos jornalistas homenageados pelos seus trabalhos como veículos independentes, antirracista e comunitários. Segundo Thais Bernardes, CEO e fundadora do Notícia Preta, receber essa homenagem e reconhecimento, é muito especial.

Receber essa moção da vereadora Monica Cunha significa muito, pois ela viu o Notícia Preta nascer! Eu lembro quando eu disse para ela que estava criando um veículo antirracista. Essa moção não é minha, e sim de todo mundo que fez e que faz o Notícia Preta, que acredita assim como eu, que o jornalismo é uma ferramenta educacional, de transformação social. Essa moção representa sonho, esperança, e muita coisa que ainda está por vir. Então vida longa ao Notícia Preta!”, exclama a jornalista, com felicidade.

No último dia 13 de novembro, o Notícia Preta também venceu o prêmio “+ Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira” na categoria “Veículo liderado por Jornalistas Negros”. A premiação foi promovida pelo Jornalistas&Cia em parceria com 1 Papo Reto, Neo Mondo e Rede JP de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação.

Thais Bernardes recebendo o prêmio na categoria “Veículo liderado por Jornalistas Negros” /Foto: Notícia Preta

Criei o Notícia Preta em 2018 como uma forma de fazer um jornalismo que de fato me representasse e combatesse as desigualdades. Hoje posso afirmar: Eu consegui! Mas não consegui sozinha! Agradeço a todos e todas que estiveram comigo desde o início até hoje, em especial ao Igor Rocha, meu parceiro nessa aventura que é fazer o Notícia Preta. Agradeço a toda minha equipe e ao meu marido, que confiam no propósito que é fazer esse jornal“, diz Thais Bernardes sobre o prêmio que foi entregue em uma cerimônia em São Paulo.

Leia também: “A gente sempre foi além de um jornal”, diz Thais Bernardes, fundadora do NP, sobre o aniversário de 5 anos do portal

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top