Anitta se manifestou nesta terça-feira (14) nas redes sociais sobre a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF). Barroso assinou nesta segunda-feira (13) o documento que oficializa sua aposentadoria antecipada, válida a partir de 18 de outubro, abrindo uma vaga na Corte que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá preencher, a terceira indicação desde 2023.
”Em 134 anos de história, o Supremo Tribunal Federal já teve 172 ministros. Entre eles, apenas três mulheres — e nenhuma negra. Até o ano 2000, o STF jamais havia tido uma ministra”.
Na publicação, ela compartilhou uma foto em que apenas a ministra Cármen Lúcia figura entre os 12 integrantes da Suprema Corte.
Em suas publicações, Anitta destacou a importância de que a nova vaga seja ocupada por uma mulher negra. “O ministro do STF, Barroso, se aposentou. O presidente Lula terá que indicar um novo nome. Eu, como cidadã, gostaria de deixar pública minha torcida para que seja uma mulher”, escreveu.
O ministro permanecerá em atividade até sexta-feira (17), resolvendo pendências do gabinete e preparando votos de processos que estavam sob sua análise.
O ministro poderia permanecer no STF até 2033, quando completará 75 anos, idade limite para a aposentadoria compulsória. No entanto, afirmou que “a vida é feita de ciclos” e decidiu antecipar sua saída. Barroso já está fora do sistema de distribuição de processos, e o acervo de seu gabinete, que inclui casos remanescentes da Operação Lava Jato, deve ser transferido ao seu sucessor.
Em outro trecho, Anitta reforçou sua esperança por mais diversidade na Corte. “Hoje temos uma entre os 11 homens. Tenho certeza de que existem mulheres qualificadas para o cargo no nosso país, onde a maioria da população é mulher. Compartilho com toda esperança”, publicou.
Leia também: “Este ano estou com ele”, Anitta declara voto em Lula