A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, virá como candidata a Deputada Federal nas eleições de 2026. Anielle ocupa o cargo de ministra de Estado desde 2023, começou no governo junto com a transição e sairá no prazo legal de 6 meses antes da eleição, no dia 31 de março.
Perguntada se deixaria o ministério a ministra afirmou: “Estou certa [de deixar o ministério]. Vou alinhar os detalhes com o presidente Lula para definir os próximos passos”, afirmou. A ministra afirmou também que ficará a cargo do presidente definir quem assumirá a pasta. Essa é uma estratégia para conseguir mais votos e eleger mais parlamentares a esquerda em 2025.
Há um debate dentro do partido sobre quem ficará o cargo, os nomes com maior possibilidade são os que já fazem parte do ministério, o secretário Tiago Santana, que já foi presidente do PT Rio e atualmente está na Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas e Combate e Superação do Racismo (Separ) e responsável pelo Plano Juventude Negra Viva é um dos nomes.

Ronaldo dos Santos que hoje é da Secretaria de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiro e Ciganos (SQPT) e desenvolve políticas específicas para esses grupos.
Clédisson Junior que hoje ocupa a Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial e gerencia o sistema que articula as políticas raciais e a secretária executiva, Rachel Barros de Oliveira.
O Ministério foi criado em 2023 pelo presidente Lula,a temática já existia em estruturas anteriores, principalmente como a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), criada em 2003, que tinha status de ministério, mas foi rebaixada e desmembrada em governos posteriores, sendo restabelecida como ministério pleno por Lula em seu atual mandato.
Leia mais notícias por aqui: Estudo aponta ganho de peso 4 vezes mais rápido após suspensão de canetas emagrecedoras









