Angela Vidal Gandra da Silva Martins será exonerada do atual cargo de de Secretária Nacional da Família do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, segundo publicação do Diário Oficial da União desta terça-feira (27). A decisão que começará a valer a partir de 31 de dezembro deste ano, faz parte de uma série de exonerações em preparação para a entrada de Silvio Almeida como novo ministro dos Direitos Humanos.
Ex-secretária de Damares Alves que ocupou o cargo de Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos entre os anos de 2019 e 2022, quando também foi exonerada. Angela Vidal é conhecida, principalmente, por seu engajamento na luta contra o aborto legal. Em entrevista ao Jornal o Tempo em 2020, afirmou sobre o aborto que, “eu (Angela) não acho que é decisão da mulher”.
Advogada e jurista por formação defende que é contra a pauta à favor do aborto legal porque como defensora dos direitos humanos ajuda aqueles que não podem defender os seus próprios direitos. Segundo ela, ao pensar em uma gravidez cientificamente e filosoficamente, já existe um DNA com potencialidade. A Secretária afirmou ainda que a pauta sobre o abordo é cheia de utilitarismo, já que envolve muito dinheiro em torno. O que, segundo ela, facilita a manipulação das pessoas por falta de informações.
Ao comentar sobre o caso de estupro de uma menina de 10 anos que ficou gravida por consequência do crime, Angela Vidal disse que recebeu muitas mensagens de pessoas que queria o bebê na menina e afirmou que embora o fato que aconteceu com a criança de 10 anos fosse um sofrimento, não precisava haver mais sofrimento ao abortar o bebê, já que uma vida tinha nascido da situação.
Leia também: TSE determina suspensão de redes sociais de Carla Zambelli por incitação aos bloqueios nas estradas
Além da relação com a Ex-ministra Damares Alves, a Secretária Angela Vidal possui mais amizade no meio político. Ela tem um vínculo de proximidade pessoal com a deputada Carla Zambelli. Ao responder um comentário da Revista Marie Clarie sobre o pai, Angela Vidal afirma que Carla é sua “irmã”. “Ele (meu pai) foi padrinho de casamento dela. Ela o considera um pai. A Carla, eu falo que é minha irmã”, disse a Secretária.