O apresentador e escritor Alê Garcia lançou neste mês o novo livro: “Negros Gigantes: as personalidades que me fizeram chegar até aqui”. Diferente de sua primeira publicação, que é uma reunião de contos, o autor traz em “Negros Gigantes” as personalidades que, segundo ele, o fizeram chegar até aqui. Garcia conta a própria história e como ela se construiu por meio das histórias de grandes personalidades negras como Elza Soares e Mano Brown.
O novo livro não só celebra as jornadas de quem já se foi como o líder político Martin Luther King, mas também personalidades fundamentais e atuais, como o rapper Emicida e a cantora e política Leci Brandão. “Quanto mais as pessoas tiverem noção de que pessoas gigantes estão perto de nós, mais funcional isso será para naturalizar a presença negra”, conta Alê sobre enaltecer quem está agindo hoje também. “Realizadores do agora são fundamentais para contar essa nossa história de excelência”, complementa.
Na última sexta-feira, 16, O lançamento aconteceu na Livraria da Vila, em São Paulo. O autor conversou com os leitores, deu autógrafos e tirou fotos, além disso, bateu um papo com a equipe do Notícia Preta, sobre o livro.
Sobre Alê Garcia
De nome Alessandro Garcia, Alê Garcia como é principalmente conhecido, é publicitário, criador de conteúdo, apresentador do Omelete, especialista no banco Nubank e em 2020 esteve na lista dos 20 criadores negros mais inovadores pela revista Forbes, ao lado de nomes como Camilla de Lucas e Kondzilla.
Como escritor, já foi finalista do Prêmio Jabuti com seu primeiro livro: A sordidez das pequenas coisas e venceu com ele o Prêmio Clarice Lispector da Fundação Biblioteca Nacional. O livro lançado na Livraria da Vila já havia sido pré-lançado também na Bienal do Livro de São Paulo, esse ano.
Leia também: Jaqueline Fraga, escritora pernambucana, lança dois livros na Bienal de PE
O escritor é também podcaster e lançou em março de 2019 o “Negro da Semana”. O programa celebra histórias de grandes nomes como o cantor Cartola e a escritora estadunidense Toni Morrison. Além de apresentar o programa, Alê também conduziu entrevistas com figuras como a atriz Olívia Araújo e o rapper Rincon Sapiência. O gaúcho já mostrava na produção do podcast a importância e interesse em relatar as vidas de pessoas negras.
O autor relatou que o livro é sua primeira não-ficção e relata como se inspirar em quem veio antes dele, o ajudou a ser quem é hoje. “Eu quero mostrar que houve uma trajetória e que não precisamos ter medo de nos inspirar em outros, nem de ter outros para nos abraçar e ajudar nesse caminho”, explica Alê.
Para quem está no começo da própria trajetória, o apresentador ainda deixa um conselho. “Confiar em quem você é e fazer disso a sua grande força, porque ninguém é igual a você. Parece uma coisa muito óbvia, mas nesse caminho árduo que a gente vive estamos sempre nos comparando. Pra mim encontrar e potencializar a própria voz, é onde está o segredo de tudo”, conclui.
0 Replies to ““Negros Gigantes”: Alê Garcia lança novo livro com histórias de Elza Soares a Mano Brown”