Presidente do Senado diz que comissão vai investigar a estrutura do crime organizado, trabalhos devem ser iniciados na próxima terça-feira (4)
Em nota divulgada nesta quarta-feira (29), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil -AP) disse que determinou a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado, que deve ter o ínicio dos trabalhos na próxima terça-feira (4).
“Determinei a instalação da CPI do Crime Organizado para a próxima terça-feira (4), em entendimento com o senador Alessandro Vieira (MDB-SE)”, afirmou Alcolumbre.
A decisão foi tomada um dia depois da megaoperação realizada no Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho, considerada a mais letal da história do estado, com mais de 120 mortes. O presidente do Senado afirmou que a CPI deve investigar a estrutura, a expansão e o funcionamento do crime organizado no país.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
“A comissão irá apurar a estruturação, a expansão e o funcionamento do crime organizado, com foco na atuação de milícias e facções. É hora de enfrentar esses grupos criminosos com a união de todas as instituições do Estado brasileiro, assegurando a proteção da população diante da violência que ameaça o país”, disse Alcolumbre.
Megaoperação no Rio
Um dia após a megaoperação realizada na Penha e no Complexo do Alemão, moradores passaram a madrugada e a manhã desta quarta-feira retirando corpos das matas no entorno das comunidades. Com os corpos encontrados por moradores e o número divulgado pelo governo do estado do Rio de Janeiro, o número de mortos na megaoperação ultrapassa 120.
Leia também: “Não existe sucesso numa ação com cem pessoas executadas”, afirma Raúl Santiago sobre operação no Rio
O governador do estado, Cláudio Castro, em coletiva de imprensa disse que a megaoperação marca um novo tempo para os cariocas, fluminenses e para o Brasil.









