ACM Neto mudou a autodeclaração no TSE de branco para pardo

306321773_2091509771032228_2063082370750251145_n.jpg

O candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), se autodeclarou pardo no registro de candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Porém, de acordo com documentos apresentados pelo Portal A Tarde, no registo inicial, o candidato havia se autodeclarado branco. Menos de dez dias para as eleições, a situação gera polêmica.

O Requerimento de Registro de Candidatura no TSE, feito em 7 de agosto deste ano, indica que a declaração racial do candidato constava como branco. Veja o documento abaixo.

Documento obtido pelo jornal A Tarde mostra a cor “branca” na autodeclaração do candidato – Foto: Reprodução

A candidata a vice-governadora, Ana Coelho (Republicanos), também autodeclarou parda. Mas na última semana, após a repercussão ganhar grande proporção na internet, Ana alterou seu registro e se autodeclarou branca. Diferente de ACM Neto, que manteve sua declaração.

Em uma publicação nas redes sociais, Neto afirmou que sempre se considerou pardo. “Você sabe como é que era a minha declaração quando eu fui candidato em 2016 e não havia financiamento eleitoral, e não havia cotas para pardos e negros? Pardo. Eu sempre me declarei pardo”, diz no vídeo, se referindo a sua candidatura à prefeitura de Salvador.

Questionado sobre sua autodeclaração e sobre a possibilidade de receber recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha para pessoas negras, em entrevista ao Jornal Bahia Meio Dia, o candidato negou que considerava negro. Informado de que para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pessoas pretas e pardas são consideradas negras, Neto acusou a instituição de estar errada.

“Então o erro é do IBGE, não é meu. Simplesmente isso”, disse o candidato, em entrevista. Veja o vídeo.

Vídeo de sabatina realizada pelo Jornal Bahia Meio Dia – Crédito: Jornal Bahia

Repercussão nas redes

Com a polêmica ganhando grandes proporções nas redes sociais, alguns usuários da internet alegaram que Neto havia feito “bronzeamento artificial” para defender a autodeclaração, alegando que o tom de pele do candidato estava mais escuro tanto nas entrevistas quanto nas propagandas eleitorais, após as recentes declarações.

https://twitter.com/vinicius_lemos/status/1573014273248329728

Em entrevista ao Estadão, entretanto, ACM neto negou que havia feito o procedimento estético, e afirmando que o bronzeamento aconteceu durante os atos de campanha. “Só quem pode ter feito esse comentário é quem vive dentro de gabinetes com ar condicionado. Porque eu vivo – e esses dias, principalmente – no chão, andando pelas ruas da Bahia, ou em cima de um carro em carreata”, afirmou o candidato.

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

0 Replies to “ACM Neto mudou a autodeclaração no TSE de branco para pardo”

Deixe uma resposta

scroll to top