Abril: No Recife, 11ª edição do Azougue Festival de Cultura Popular movimenta o bairro da Várzea com valorização de Mestres e Mestras Griôs e apresentações culturais

Snapins.ai_321687328_933729484261080_4712405171011734413_n_1080.jpg

Evento gratuito acontece entre os dias 1 e 6 de abril, no Pátio da Várzea, na Casa Azougue e em outros espaços do mesmo bairro

Recife (PE), 13 de março de 2025 – Entre os dias 1 e 6 de abril acontece a 11ª edição do Azougue Festival de Cultura Popular, no bairro da Várzea, no Recife. Totalmente gratuito, o evento irá mesclar atividades cunho formativo, apresentações ao vivo de cultura popular e também contará com roteiro gastronômico e feira de arte, cultura e gastronomia.

O evento, idealizado pelo Mestre e artista Maciel Salú junto à produtora Grão – Comunicação e Cultura, tem como objetivo celebrar a cultura popular reverenciando os saberes e práticas dos Mestres e Mestras Griôs, além de valorizar e difundir as  tradições pernambucanas em todas as suas linguagens e possibilidades. 

Para Maciel Salú, o Azougue faz da cultura popular “a grande protagonista, o canal por onde conectamos passado, presente e futuro. Há quem acredite que as tradições não podem ser mexidas, se não elas seriam desconfiguradas. Mas, se a gente não atualizar este contato com elas, corremos um risco maior: o do esquecimento”, ele completa. “O Azougue é um festival de memórias que mira um olhar para o futuro, é um festival que acima de tudo se preocupa em manter nossa cultura popular cada vez mais viva. Celebramos as Mestras e Mestres em vida, fazendo do presente nosso espaço de festa”.

Programação

Entre os dias 1 e 6 de abril, o Azougue Festival de Cultura Popular abraçará em sua programação diferentes frentes de ações, todas elas dialogando entre si a partir da cultura popular. De 1 a 3 de abril, o evento começa com a etapa educativa, apresentando cursos e oficinas diversas que serão realizadas todas na Várzea, com entrada livre:

  • Ação Griô – Mestras na Escola (Com Mestras Cida Lopes, Moca Salú, Nice Teles). De 1 a 3 de abril, das 10h às 11h. 

>> 01 de abril: Com Mestra Moca Salú. Local: Escola Municipal Professor João Batista Lippo Neto, Rua Barão de Cerro Largo – UR-07 Várzea, Recife (PE).

>> 02 de abril: Com Mestra Cida Lopes. Local: Escola Municipal Zumbi dos Palmares, Rua Eng. Vasconcelos Bittencourt, 35 – Várzea, Recife (PE).

>> 03 de abril: Com Mestra Nice Teles. Local: Escola Municipal Doutor Rodolfo Aureliano, Rua José Avelar, nº 211 – Várzea, Recife (PE).

  • Robótica e Cultura Popular (Com o GARAGino do CESAR School, Henrique Foresti, Maciel Salú, Bella Nunes, Diogo Lacerda, Rafael Cavalcante e Gustavo Wanderley). 2 e 4 de abril, das 14h às 16h. Local: UTEC Gregório Bezerra, Rua Amaro Gomes Poroca, 1-109 – Várzea, Recife (PE).
  • Oficina Corpos Brincantes (Com Anne Costa). 1 e 3 de abril, das 15h às 17h. Local: Anexo Hub Plural, Rua João Francisco Lisboa, 385 – Várzea, Recife (PE).
  • Oficina de Ilú dos Terreiros aos Palcos (Com Ogã Gilberto Bola). 1 e 3 de abril, das 16h às 18h. Casa Azougue – Rua Francisco Lacerda, 440 – Várzea.
  • Oficina Rabeca O Som do Coração (Com Mestre Maciel Salú). 1 e 3 de abril, das 18h às 20h. Casa Azougue – Rua Francisco Lacerda, 440 – Várzea.

Depois, entre 4 a 6 de abril, o Azougue se volta às apresentações culturais, que acontecerão no Pátio da Várzea:

  • Sexta-feira (04), a partir das 19h
    Café & Conversa com Romoaldo de Souza sobre o café e a cultura popular; e  o Cine Azougue com exibição de curtas metragens com curadoria de Mariana Bernardo.
  • Sábado (05), a partir das 16h

Palco Azougue com Cavalo Marinho Boi Matuto de Olinda; Coco de Quinta; Nailson Vieira; Coco Raízes de Arcoverde; Maracatu Estrela Dourada e, Maciel Salú com participação de Isaar e Isadora Melo e mais.

  • Domingo (06), a partir das 15h
Entre os dias 1 e 6 de abril acontece a 11ª edição do Azougue Festival de Cultura Popular, no bairro da Várzea, no Recife – Foto: Eric Gomes.

Palco Som na Rural; Contação de histórias com Tropa do Balacobaco; Cortejos da Tradição com Boi da Mata, culminância da ação de Robótica e Cultura Popular e Maracatu Real da Várzea.

No domingo, 6 de abril, também no Pátio da Várzea, está confirmada a Mostra Azougue de Dança, às 18h, com participação do Balé Deveras, Grupo Manifesto Cultura Popular e Grupo Matulão de Dança. A Feira de Arte e Gastronomia funcionará no sábado e no domingo, 5 e 6 de abril,  próxima ao palco da Praça da Várzea, com lojas de artesanato, sebo de livros, venda de vinil e gastronomia.

Roteiro Gastronômico

A Várzea é um importante reduto cultural do Recife e é também o bairro que abriga a Casa Azougue, o que faz deste território um relevante local de fomento e reconhecimento da economia criativa recifense. Por isso mesmo, o Azougue fechou uma parceria com restaurantes, bares e cafeterias localizados na região que vão oferecer em seu menu um prato criado em homenagem ao festival, no período de 05 a 20 de abril.

Os pratos desenvolvidos pelos chefs também irão homenagear Mestras da cultura popular de Pernambuco, entre elas: Mestra Cida Lopes (Mamulengo), Mestra Cida Lima (Cerâmica), Mestra Ana Lúcia (Coco, Pastoril e Acorda Povo), Mestra Zenaide Bezerra (Frevo), Mestra Lia de Itamaracá (Ciranda) e Mestra Nice Teles (Cavalo Marinho).

Participam deste roteiro os seguintes estabelecimentos:

  • Cafeteria A Vida é Bela
    (Rua Francisco Lacerda, 394 – Várzea)
  • Cafeteria O Melhor Cantinho da Cidade
    (Rua Francisco Lacerda, 10 – Várzea)
  • Casa Morim
    (Rua Teixeira de Freitas, 77- Várzea)
  • Da Hora Comida Gourmet
    (Rua General Polidoro, 719 – Várzea)
  • Piva’s Grill
    (Rua Amaro Gomes Poroca, 267 – Várzea)
  • ⁠Quina da Linguiça

(Rua Bulandy, 620 A – Várzea)

O Azougue – Festival de Cultura Popular possui 9 anos de existência e 10 edições já realizadas. Em 2025 o projeto reforça seu perfil de evento multimídia, contemplando linguagens distintas numa mesma programação. Robótica, dança, gastronomia, música e história se encontram todas no bairro da Várzea, para 6 dias de muito conhecimento, tradição e festa.

O projeto tem incentivo do Sistema de Incentivo à Cultura do Recife – SIC, da Fundação de Cultura Cidade do Recife – FCCR, da Secretaria de Cultura do Recife e da Prefeitura do Recife. O festival conta ainda com apoio cultural da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe, da Secretaria de Cultura do Estado e do Governo do Estado de Pernambuco. Apoiam o Azougue a Iron House – Grupo Cornélio Brennand, a CESAR School, a Secretaria de Educação do Recife, o Paço 23 Mercado Diverso, o Movimento LED (Globo), a Fundação Roberto Marinho e a Padaria Rainha da Várzea. 

Acompanhe todas as informações do evento pelo Instagram oficial: @projetoazougue 

Leia mais notícias por aqui: Aluno negro recebe ‘carteira de trabalho’ de outros estudantes, com 18h de trabalho por dia e R$ 50 por ano

Deixe uma resposta

scroll to top