O livro “Barretos, homens de livros”, terá duas datas de lançamento: dia 19/03, em São Paulo, e dia 22/04, no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), onde haverá um bate-papo com o autor, o carioca Hedjan CS.
A obra relata o encontro das histórias de dois grandes autores da literatura brasileira: Afonso Henriques de Lima Barreto e João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto, o João do Rio, homens negros, que escreviam sobre o cotidiano dos subúrbios e do Centro do Rio de Janeiro, que no início do século XX se modernizou expulsando os pobres da cidade.
A história é um mistério ambientado no ano de 1907, onde Lima Barreto e João do Rio – que fora da fantasia não se gostavam – estão em busca de um menino desaparecido e um “livro maldito”. Para isso, eles irão ingressar em uma investigação perigosa pelos becos e vielas do Morro da Providência, no centro da cidade.
Nesse período, o Rio de Janeiro era a capital do Brasil, e passava por uma transformação política e urbana. Com o recente fim da escravidão, o governo de Pereira Passos impôs a política do “bota-abaixo”, que modernizou a cidade às custas da gentrificação dos mais pobres, que deram início às primeiras favelas do Rio.
“Contos, crônicas, fragmentos de anotações pessoais, tudo isso serviu para que eu fosse entendendo e construindo na minha própria cabeça a maneira como os Barretos pensavam, o que os incomodava, amedrontava, os anseios, o que os encantava. Tive que pesquisar bastante sobre a configuração da cidade da época. Passei horas bem interessantes comparando mapas e plantas antigas do Rio de Janeiro”, destaca o autor.
Leia também:
“E, como uma história não pode ser contada apenas com lugares, pesquisei bastante sobre os costumes, crendices e práticas da época. E é muito interessante olhar para o passado e perceber as coisas que se modificam, as que se mantêm e as que simplesmente desaparecem!”, acrescenta.
Audiobook e Booktrailer
Como forma de diversificar a acessibilidade, além do livro físico, a Editora Kitembo também lançou um audiobook em forma de podcast, disponível no Spotify, com quatro capítulos. E no Youtube o público pode acessar o booktrailer, gravado no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), onde o autor detalha elementos do livro, da obra e da vida dos Barretos. O público ainda pode adquirir o livro no site da Editora Kitembo de forma gratuita, pagando apenas o valor do frete.
0 Replies to ““Barretos, homens de livros”: editora lança obra sobre encontro entre Lima Barreto e João do Rio”