ONU diz que 2022 foi o ano mais mortal para a Somália desde 2017
ONU diz que 2022 foi o ano mais mortal para a Somália desde 2017
Fonte: AFP
O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse nesta quarta-feira (22) que 2022 foi o ano mais mortal para civis na Somália desde 2017, em grande parte devido a um aumento nos ataques pelo grupo jihadista Al Shebab.
“Os contínuos ataques de Al Shebab, que resultaram em violações dos direitos humanos, violência sexual relacionada ao conflito e um forte aumento de vítimas civis, são alarmantes”, ressaltou Guterres em um relatório ao Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Segundo Guterres, do final de agosto de 2022 ao início de fevereiro, a missão da ONU na Somália registou um aumento de 153% no número de vítimas civis, que totalizaram 1.059, incluindo 382 mortes, a maioria atribuídas ao Al Shebab.
O país localizado no Chifre da África, que também enfrenta uma seca terrível, sofreu um aumento nos ataques enquanto as forças do governo e milícias aliadas travam uma guerra “total” contra militantes islâmicos ligados à Al Qaeda.
ONU diz que 2022 foi o ano mais mortal para a Somália desde 2017
“O aumento de baixas torna 2022 o ano mais mortal para civis na Somália desde 2017”, afirmou Guterres.
Nos últimos meses, o exército somali e as milícias de clãs locais recapturaram partes do território de Al Shebab em uma operação apoiada por ataques aéreos dos Estados Unidos e uma força da União Africana.
Mas o grupo jihadista, que trava uma luta sangrenta contra o frágil governo central há cerca de 15 anos, ainda controla as áreas rurais e segue lançando numerosos ataques de retaliação.
Fonte: ANSA Pelo menos 29 aspirantes a médicos da América do Sul querem tentar exercer a profissão em Veneza, na Itália, que está recrutando profissionais da área para fazer frente…
Fonte: ANSA O número de migrantes forçados que chegam à Itália pela rota do Mediterrâneo Central mais que dobrou nos primeiros sete meses de 2023. Segundo dados do Ministério do…
A representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Mandeep O’Brien, disse em entrevista a AFP da França, que o conflito no Sudão “está colocando severamente em risco…
Fonte: Reuters Mais de 60 pessoas presas na Nigéria na semana passada por ligação com um suposto casamento gay, que é ilegal no país, permanecem na cadeia, disseram nesta segunda-feira a…
Pauta era promessa de campanha de Isabel Díaz Ayuso que ocupa cargo semelhante ao de governador no Brasil A Assembleia de Madri, na Espanha, modificou as leis que davam direitos…
Fonte: Reuters As estudantes universitárias do Afeganistão foram barradas de entrar nas faculdades do país, nesta quarta-feira (21), depois que o governo controlado pelo Taliban determinou que as mulheres estão…
Uma clínica de saúde reprodutiva, localizada no Sudão do Sul, está a ponto de encerrar as atividades. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), as operações devem se…
A polícia sul-africana concluiu, nesta quarta-feira (15), uma operação de resgate em uma mina de ouro abandonada na cidade de Stilfontein, resultando na recuperação de 78 corpos e no resgate…
Via Reuters Militantes ligados ao Estado Islâmico mataram 41 pessoas e sequestraram outras seis em um ataque a uma escola no oeste de Uganda, perto da fronteira com a República…
Fonte: Reuters O prefeito da cidade de Derna, no leste da Líbia, foi detido junto com outras autoridades por suspeita de má administração e negligência em relação ao colapso das barragens…