Na próxima quinta-feira (9), o podcast Mano a Mano recebe a Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. No episódio, Mano Brown e a Ministra conversam sobre as crises humanitária e sanitária dos povos indígenas no Brasil.
A conversa entre Brown e a Ministra traz um retrato da realidade do que é o Brasil indígena, que sofre com a desestruturação da assistência à saúde e a invasão garimpeira, responsável por uma série de impactos sanitários, ambientais, socioculturais e econômicos sobre as comunidades dos povos originários.
Sonia Guajajara foi é uma das primeiras deputadas federais indígenas eleitas no Brasil e a primeira Ministra de Estado do país. Ela fez o alerta, em janeiro deste ano, sobre a morte de mais de 500 crianças Yanomamis, em Roraima.
Eleita por São Paulo como deputada federal, Guajajara é uma das maiores lideranças indígenas do Brasil na atualidade. Coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), ela foi escolhida Ministra entre mais dois nomes cotados: Joênia e Weibe.
Leia também: “Política indígena, não mais política indigenista”, diz Sonia Guajajara em cerimonia de posse
“Sinto muito honrada e feliz com a nomeação de Ministra. Mais do que uma conquista pessoal, esta é uma conquista coletiva dos povos indígenas, um momento histórico de princípio de reparação no Brasil. A criação do Ministério é a confirmação do compromisso que Lula assume com nós”, disse a ministra na época da indicação do seu nome para a pasta.
Ouça o podcast Mano a Mano na próxima quinta-feira, 9 de fevereiro, grátis, no Spotify.
0 Replies to “Mano Brown e Sônia Guajajara conversam sobre situação dos povos indígenas no Brasil”