Campeão Olímpico, Wallace faz publicação “estimulando” assassinato do presidente Lula e depois pede desculpas

WALLACE

Foto: Agência I7

Jogador do Sada Cruzeiro, Wallace faz publicação “estimulando” assassinato do presidente Lula

Campeão olímpico pela seleção brasileira masculina de vôlei em 2016, o oposto Wallace, que defende o Sada Cruzeiro atualmente, usou suas redes sociais para disseminar a violência contra o presidente Lula (PT).

Apoiador de Jair Bolsonaro, o jogador publicou nesta segunda (30) uma enquete em seu Instagram perguntando se “alguém daria um tiro de 12 na cara do Lula”. Nesta terça-feira (31), Wallace excluiu a publicação. Horas depois, Sada fez um vídeo pedindo desculpas.

Quem me conhece sabe que eu jamais incitaria violência em hipótese alguma, contra qualquer pessoa, principalmente nosso presidente. Venho aqui pedir desculpas, foi um post infeliz“, disse o jogador em um vídeo postado em suas redes.

Apesar de ter apagado o conteúdo, a atitude do oposto deixou inúmeros fãs indignados. Nas redes sociais, internautas pediram que a Ministra do Esporte, Ana Moser, e a Confederação Brasileira de Vôlei se posicionem e tracem alguma punição para Wallace.

LEIA TAMBÉM: Bolsonaro diz que situação de Yanomamis é “farsa da esquerda”

“A típica atitude dos covardes”, escreveu um internauta. “Isso não pode parar aqui. Tem que ser investigado e preso imediatamente”, afirmou um segundo. “O Ministério do Esporte também precisa ‘desbolsonarizar’ o cenário. Golpistas e fascistas devem perder patrocinadores e responder processo”, opinou um terceiro.

A Confederação Brasileira de Vôlei repudiou o post do jogador.

– A CBV repudia qualquer tipo de violência ou incitação a atos violentos, e entende que o esporte é uma ferramenta para propagação de valores como o respeito, a tolerância e a igualdade – disse a entidade, via equipe de comunicação.

O Cruzeiro, em nota, disse lamentar a publicação e pediu desculpas aos torcedores.

– O Sada Cruzeiro lamenta profundamente a publicação realizada pelo nosso atleta Wallace e o seu conteúdo. Vivemos um momento delicado, em que precisamos ter muita cautela com as nossas manifestações. As redes sociais podem parecer um espaço em que tudo está liberado, sem muita avaliação das possibilidades de interpretação, e isso é uma armadilha gigantesca. Reforçaremos com todo o nosso staff, atletas e comissão técnica sobre a importância da responsabilidade no uso das mídias digitais. Ressaltamos, principalmente, que a violência nunca deve ser exaltada ou estimulada, e da parte do Sada Cruzeiro pedimos sinceras desculpas a todos – disse o clube.

– Já acionei a AGU e vamos tomar todas as providências necessárias. Não vamos tolerar ameaças feitas por extremistas e golpistas – disse o ministro.

A Comissão de Combate às Discriminações da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) anunciou que deve denunciar Wallace Leandro de Souza pelo crime de incitação à violência.

O Código Penal, em seu artigo 286, descreve o delito de incitação ao crime, que consiste em incentivar ou estimular publicamente a realização de um crime. A previsão é de pena de detenção de 3 a 6 meses, além de multa.

Jerson Pita

Jerson Pita

Jornalista, marqueteiro, pesquisador e periférico. Cria de Duque de Caxias, escreve sobre entretenimento, sociedade e esportes. No mestrado, pesquisa a autoridade jornalística e a migração da mídia tradicional para o Youtube.

0 Replies to “Campeão Olímpico, Wallace faz publicação “estimulando” assassinato do presidente Lula e depois pede desculpas”

Deixe uma resposta

scroll to top