Depois de mais de 24 horas de homenagens durante o velório de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, o corpo do ex-jogador deixou na manhã desta segunda-feira (03) a Vila Belmiro em direção ao Memorial Necrópole Ecumênica, também em Santos. Enquanto o caixão era carregado por oficiais do Corpo de Bombeiros Militares (CBM) para o cortejo, foi possível ouvir aplausos e gritos de “viva o Rei!”.
Cerca de 230 mil pessoas de diversas partes do país passaram pelo velório, que recebeu a presença de todos os filhos de Pelé, autoridades e personalidades do futebol nacional e internacional, fãs, celebridades e do presidente Lula que visitou a família na manhã desta terça-feira (03).
“O Pelé é uma figura muito especial. A gente não pode ficar comparando Pelé a ninguém, porque não tem ninguém comparável a Pelé”, disse o presidente durante a presença ao lembrar a condição de Pelé ter nascido e vivido como um homem preto e pobre e ser uma inspiração para todo o país, nas palavras de Lula.
Leia também: “Uma pessoa que sofria racismo calado”, diz presidente da CBF em velório de Pelé
Jogadores e artistas fazem homenagens ao Pelé
Durante o cortejo que passou pelas ruas de Santos, pela orla da praia da cidade e pelo canal 6, onde mora a dona Celeste Arantes, mãe de Pelé que completou no último ano 100 anos de idade. Ainda não foi confirmado se a mãe de Edson Nascimento foi informada sobre o falecimento do filho, contudo. A irmã do atleta, Maria Lúcia do Nascimento acompanhou emocionada o cortejo da sacada da casa onde ela aplaudiu e agradeceu as pessoas presentes.
As pessoas acompanharam o cortejo que começou às 11h30 nas janelas, nas ruas e até um grupo de trabalhadores de uma obra que se sentaram nos andaimes para prestar homenagens ao jogador. O caixão com as bandeiras do Brasil e do Santos, time que revelou o Rei Pelé, foi colocado em cima do carro do corpo de bombeiros e escoltado por policiais e pessoas de carro, a pé e de bicicletas na manhã desta terça-feira (03).
O atleta será sepultado em uma área especial, no primeiro andar do prédio, de cerca de 200 metros quadrados e que contará com algumas homenagens ao rei do futebol. O enterro é privado para os familiares.
0 Replies to “Hino do Santos, aplausos, lágrimas e gritos de “Pelé!” marcam enterro e cortejo do Rei”