Após cortes no orçamento, comunidade rural na Bahia fica 4 meses sem água potável

women-standing-on-dry-soil-and-fishing-gear-global-warming-and-water-crisis.jpg

Não é só o Ministério da Educação que passa por cortes no Orçamento Federal, o Ministério do Desenvolvimento Regional também registrou cortes consideráveis em seus cofres o que impacta diretamente o fornecimento de água na comunidade do Pateiro, no distrito de Salitre, na zona rural de Juazeiro, norte da Bahia.

Moradores relatam que estão há quatro meses sem água potável, que era disponibilizada pelo Exército, e que com os chamados “contingenciamentos” ficou inviável de manter a Operação Carro-Pipa, comprometendo o abastecimento para dezenas de famílias do local.

Mais de 320 mil famílias são atendidas pelo Carro-Pipa – Foto: Exército, a operação Carro-Pipa foi criada há mais de 20 anos para auxiliar os moradores do distrito nos períodos de seca mais prolongada, mas desde o dia 16 de novembro não consegue atender à comunidade, uma vez que o Ministério do Desenvolvimento Regional teve seus recursos reduzidos.

Leia também: Depois de denúncia de racismo, prefeitura de São Paulo suspende pregão de monitoramento facial

Ainda de acordo com o Exército, 327 mil pessoas foram atendidas este ano com a operação Carro-Pipa, em mais de 60 municípios e o Ministério do Desenvolvimento Regional informou que “em breve” a operação retorna, com o aporte de mais R$ 21 milhões para o programa.

Igor Rocha

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação, produtor de conteúdo e social media.

0 Replies to “Após cortes no orçamento, comunidade rural na Bahia fica 4 meses sem água potável”

Deixe uma resposta

scroll to top