A prefeitura de Salvador (BA) removeu a escultura de Mãe Stella de Oxóssi depois de um incêndio na madrugada do último domingo (4). A peça foi retirada por trabalhadores da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), e será restaurada pela Fundação Gregório de Mattos.
A princípio, a prefeitura não sabia se o incêndio havia sido criminoso ou causado por um curto circuito nos refletores que iluminam a imagem, no entanto, o vandalismo foi confirmado pela prefeitura na manhã desta segunda-feira (5). O laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT) deverá ficar pronto em 30 dias, para identificar se o incêndio realmente foi criminoso.
A escultura, de autoria do artista Tatti Moreno, foi inaugurada em abril de 2019, é uma homenagem a uma das maiores Yalorixás brasileiras e uma das referências em cultos e tradições do candomblé, falecida em dezembro de 2018.
Leia também: Escultura de Mãe Stella de Oxóssi foi incendiada na madrugada deste domingo(04)
A obra é formada por duas imagens: uma de Mãe Stella e outra de Oxóssi, Orixá de cabeça de sacerdotisa. A imagem da divindade mede 6,5 metros e não foi queimada. Em nota, a Polícia Civil informou que o caso foi tipificado como “ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo”.
0 Replies to “Após incêndio, escultura de Mãe Stella de Oxóssi é removida em Salvador”