A zona Leste da cidade foi uma das mais afetadas com alagamentos em diferentes pontos
Durante o jogo do Brasil contra a Suíça, por volta das 13h, na segunda-feira (28), bairros da zona Leste da capital paulista ficaram embaixo d’água. Córregos transbordaram nos bairros da Penha, Itaim Paulista e Vila Prudente. Esse último já é conhecido pela recorrência de alagamentos, nesta época do ano.
Os passageiros da linha 12 – Safira, que faz o trajeto ligando o Brás, no centro da cidade, a Calmon Viana, no extremo leste, encontraram dificuldades por volta das 14h. Devido ao alagamento causado pela chuva, os trens pararam de circular entre as estações Manoel Feio e Jardim Romano às 14h20.
Durante o período, os ônibus da operação PAESE foram acionados para atender os passageiros no trecho paralisado. Os ônibus enfrentaram ainda pontos de alagamentos que atrapalharam a prestação de serviço. A situação só começou a ser normalizada por volta das 16h.
Ainda no começo da tarde, a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para risco de temporal, não só na capital como também na grande São Paulo. As zonas Norte e Oeste da cidade também registraram chuvas fortes nos bairros de Casa Verde, Santana, Lapa e Pinheiros.
A cidade de Ferraz de Vasconcelos, no Alto Tietê, registrou queda de energia em alguns bairros. Isso também aconteceu no bairro de Itaquera, extremo leste da cidade, que, além das quedas de energia, teve vias intransitáveis, em decorrência do transbordamento de um córrego.
Na Vila Diva, outro bairro da região leste, moradores registraram chuva de granizo. O Centro de Gerenciamento e Emergências (CGE) de São Paulo deixou um alerta para a noite, avisando que o tempo segue instável com possibilidade de alagamentos, rajadas de vento e chuvas de diferentes intensidades em várias regiões.
Segundo meteorologistas, a previsão para a semana ainda é de tempo instável, com fortes chuvas na cidade e novas possibilidades de alagamento.